Os passos necessários na hora de elaborar um orçamento de obras

O orçamento de obras é um documento de suma importância para qualquer construção. Com ele, é possível determinar o gasto do projeto do início até o momento da entrega. Sem um orçamento, é extremamente complicado mensurar o valor investido e garantir que não falte verba para completar a obra.

Nesse momento, é preciso mais do que entender de números. É preciso ter noção de todos os materiais que serão utilizados, da qualidade dos mesmos, do valor da mão de obra e das técnicas que serão aplicadas no projeto.

Quanto mais detalhes e especificações, maior a chance de o valor do orçamento bater com o valor final.

Quer entender melhor quais os passos necessários para colocar em prática a elaboração desse documento? Então, fique com a gente!

Como fazer o orçamento de obras na prática?

Montamos um passo a passo para te ajudar nesse momento:

1. Visite o local da obra

Não inicie, de maneira alguma, o orçamento sem conhecer previamente o lugar onde a obra será feita.

Nesse momento, também é necessário solicitar ao seu cliente o projeto. Caso ele não tenha esse documento, aproveite a visita para fazer o máximo de anotações que conseguir a respeito das ideias e planos dele.

Outro documento muito importante para solicitar durante essa visita é o memorial descritivo. Geralmente elaborado pelo arquiteto responsável pelo projeto, o memorial descritivo apresenta os detalhes principais da obra e quais materiais devem ser usados.

Esse documento é extremamente descritivo e pode fazer muita diferença na elaboração do seu orçamento.

2. Crie uma planilha ou use um sistema

A primeira coisa que deve ser feita ao criar a planilha é adicionar todas as categorias de serviços que serão utilizados.

Seja detalhista quanto a esse item. Adicione serviços como instalações provisórias de água e energia e construção do canteiro de obras, por exemplo. Também coloque todos os serviços que envolvem a infraestrutura da obra e finalize com os revestimentos e detalhes internos.

Quanto mais detalhada for a sua planilha, maior a chance de os valores finais baterem.

3. Insira a quantidade de cada item

Esse ponto é simples. Basta calcular a quantidade de determinados itens, usando como base a unidade de medida respectiva, como por exemplo:

– Metros;

– Quilogramas;

– Unidades;

– Etc.

4. Defina o custo de cada item

Assim como no passo anterior, não há grande segredo nesse quesito. Basta colocar o valor unitário, baseado na unidade de medida de cada item, para cada serviço que será realizado na obra (recomendado usar as listas de preços como referencia, Ex. SICRO, ORSE e SINAPI).

Multiplicando esses valores, teremos, então, o valor final para cada item da planilha.

5. Calcule o BDI

Benefícios e Despesas Indiretas, ou simplesmente BDI, é onde você calcula suas despesas indiretas da obra,  (que não estão relacionadas aos materiais e a mão de obra, tais como administração da empresa, custos financeiros, garantias e seguros…).

Aqui, é preciso identificar o quanto você irá gastar e inserir, em seguida, a sua margem de lucro. Encontre o BDI que melhor se enquadra para o tipo de obra na qual você está trabalhando e realize o cálculo final.

Usando o orçamento de obras como fator competitivo no mercado

Engana-se quem pensa que um orçamento detalhado é responsável apenas por uma melhor gestão da obra.

Saber identificar cada pequeno gasto e obter precisão nos valores podem ser um diferencial competitivo, já que é possível oferecer ao cliente um custo menor no serviço sem perder sua margem de lucro.

Gostou do nosso passo a passo? Então, aproveite para conhecer nosso sistema e faça seus orçamentos de obras sem complicações.

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