Saiba como a transformação digital está impactando no setor da construção civil

A tecnologia influencia em diversos setores, dinamizando as atividades e trazendo soluções para entregas cada vez mais inovadoras. Até mesmo setores que eram caracterizados pelo trabalho braçal e muito mecânico, se envolveram nessa onda tecnológica, como é o caso da construção civil.

Transformação digital na construção civil

Com a transformação digital, a mudança cultural também começou a ser latente no setor. A indústria da construção civil é composta por diversos segmentos, como projetistas, empreiteiras, fornecedores de materiais, incorporadoras, prestadores de serviço e muitos outros. Estes devem ser integrados o máximo possível para que haja sucesso na construção e para que a tecnologia possa ser efetiva e trazer resultados positivos no cotidiano.

Assim, é papel dos gestores incutir entre seus funcionários essa nova cultura digital e como ela vai auxiliá-los no dia a dia. A capacitação nesse setor passa a ser ainda mais essencial, visto que não lidavam com essa realidade tecnológica anteriormente, principalmente aqueles colaboradores de maior idade.

A tecnologia aplicada ao setor

Por conta da defasagem do setor no que se refere a soluções tecnológicas, grande parte das inovações implementadas tem servido como um braço direito para o planejamento e execução das construções. Atualmente, existem muitas iniciativas de startups, chamadas construtechs, que são dedicadas a melhorar cada um dos processos de cada um dos aspectos da construção.

A cotação e compra online de materiais já podem ser feitas pelos profissionais do setor, por exemplo. Por outro lado, o projetista pode fazer seu projeto pelo computador em programas altamente tecnológicos e compartilhá-lo para um tour virtual para seus clientes. No decorrer da obra, o contratante pode acompanhar o andamento da obra em tempo real por meio do tour virtual em 3D, permitindo ajustes e maior satisfação dos clientes.

No Brasil, o BIM (Building Information Model, em português Modelagem da Informação da Construção) ainda está dando seus primeiros passos, seguindo países mais desenvolvidos que já os aplicam. Trata-se de uma metodologia de digitalização e padronização de projetos que os tornam mais enxutos, dinâmicos e lucrativos.

Na prática, a metodologia cria um projeto em três dimensões, abrangendo todas as informações necessárias para a realização do trabalho. Seu principal uso é a modelagem 3D para virtualização e compatibilização de projetos. Assim, é possível criar digitalmente modelos virtuais precisos e bastante completos de uma construção, dando maios suporte ao projeto durante as suas fases.

Com isso, os trabalhadores podem ter uma melhor análise do projeto como um todo e controle dos processos manuais. Com esse novo método de projetar, reduz-se até 10% o custo com a construção civil e 20% menos custos com insumos.

Outra importante aplicabilidade da transformação digital no setor é a otimização de processos administrativos, financeiros e operacionais. Com a tecnologia ERP, sistema integrado de gestão empresarial, a construtora pode organizar os seus dados, interligando-os aos processos de uma organização inteira em um só sistema. Com isso, aprimora-se o processo de tomada de decisão, já que as informações saíram do papel e passaram a ser digitalizadas e unificadas para verificação e análise das áreas.

Software online de orçamentos

Conheça nosso sistema de Orçamentos de Obra online e grátis, nele podes elaborar qualquer tipo de orçamento com a tabela e preços atualizadas (SINAPI, SICRO e ORSE).

Sistema i9 Orçamentos