A importância do orçamento para o planejamento de obras

Coordenar uma obra, apesar de ser uma tarefa trabalhosa, pode ser concluída com êxito se for planejada através do uso de ferramentas variadas. Para instruí-lo sobre as diversas facetas de um orçamento de obra e seus benefícios, preparamos este artigo para você.

Como o orçamento irá ajudar você a planejar eficientemente sua obra

O processo de implementação e finalização de uma obra possui diversas nuances, as quais devemos estar atentos para garantir um entendimento pleno de todas as necessidades que envolvem o projeto em questão.

A importância do planejamento de obras

Basicamente consiste em diversos dados que ajudarão os gestores a estipular metas e antecipar ações. Por exemplo: ao definir um planejamento de obras, passaremos por questões como o cronograma dela, esboços, projetos finais, questões materiais e o orçamento em si.

Esta parte do projeto é essencial, pois garante que todas as etapas sejam cumpridas para que as posteriores possam começar a ser realizadas. Isto não só garante a organização da empresa como também demonstra sua responsabilidade com seus respectivos clientes.

Se você deseja saber mais sobre como o orçamento pode influenciar positivamente no planejamento da sua obra, continue conosco!

O orçamento: peça essencial ao construir

Assim como qualquer outro, o mercado da construção civil sofre diversas variações monetárias que influenciam no custo final de uma obra. Por isso, um passo essencial para se estabelecer um bom orçamento é consultar o Custo Unitário Básico, conhecido como CUB.

Este visa criar uma base de dados mensal onde se é possível consultar a estipulação do custo global de uma obra. Conforme essa taxa varia, os preços dos materiais também irão ser reajustados.

Esta taxa é calculada pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil presentes no Brasil, portanto, serve como excelente indicador.

Além do CUB, existem outras variáveis que entram no cálculo de orçamento, como os gastos com água, luz, logística e mão de obra, por exemplo. Agora, vamos analisar três motivos pelos quais você deve incluir um orçamento de obras no seu planejamento:

  • Irá te prevenir de surpresas

Durante a execução de uma obra podem ocorrer diversos imprevistos, porém, por termos um planejamento consistente acompanhado por um bom orçamento, se tornará possível contornar as situações sem que o orçamento acabe sendo comprometido de maneira drástica.

  • Torna o projeto um investimento mais seguro

Esta é uma consequência direta, visto que ao criar um orçamento com informações confiáveis é possível estabelecer dados previamente, como os de lucro, por exemplo.

  • Minimiza desperdícios

Para criar um orçamento é necessário um planejamento prévio onde constarão informações como materiais necessários, salários e outras pendências.

Tendo um conhecimento da necessidade desses custos em número e valor, será possível pagá-los sem comprar a mais ou a menos, por exemplo.

Como montar seu orçamento

Para exemplificar, trouxemos dois modelos:

  • Planilha;
  • Software de gestão.

O primeiro irá permitir que você organize uma planilha com diversos dados, inserindo colunas com as informações necessárias e respectivos valores, realizando assim diversos cálculos importantes.

Já na segunda opção, temos uma solução mais moderna e prática, que consiste em um programa desenvolvido especificamente para trabalhar realizando orçamentos. Esta é uma excelente ideia, pois é uma maneira rápida e eficaz de se conseguir um orçamento.

Se você deseja descobrir como um software de gestão pode impulsionar o seu planejamento e orçamento de obras, a i9 Orçamentos lhe convida para fazer um cadastro gratuito em nosso site! Venha descobrir a eficácia do nosso sistema!

Related Posts