O que é a tabela Sinapi?
SINAPI é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI. A tabela SINAPI é de responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que coleta os preços através de pesquisa de mercado e a CAIXA Econômica federal que processa os dados técnicos e publica os relatórios mensalmente.
O uso da Tabela SINAPI
Muita gente não sabe, mas a Tabela SINAPI surgiu com o objetivo primário de ser uma referência para as obras no setor público ( DECRETO Nº 7.983, DE 8 DE ABRIL DE 2013). Porém, por conta da sua precisão e facilidade de uso, acabou também sendo adotada pelo setor privado para criar o orçamento de obras.
Por isso, a tabela SINAPI pode ser acessada no site da Caixa, ou em nosso sistema de orçamentos, com todos os relatórios necessários para fazer o orçamento, inclusive com uma divisão por Estado.
A Tabela SINAPI ainda é obrigatória no setor público, por isso, é bem precisa e conta com um pesado investimento na sua manutenção, por parte do IBGE e da própria Caixa Econômica Federal. Portanto, é uma tabela com uma ótima confiabilidade.
A TABELA SINAPI
A tabela SINAPI é composta por composições e insumos:
Uma composição sempre é composta de Insumos e/ou outras composições (chamada de auxiliares). Conheça mais sobre composições da tabela SINAPI aqui!
Na tabela SINAPI tem os preços Desonerados e não Desonerado, neste post tem a explicação completa sobre esse tema.

Exemplo de composição
Insumos podem ser de vários tipos: Materiais, Mão de Obra, Ferramentas, Taxas, etc

A principal importância da Tabela SINAPI é trazer uma fonte de informações precisa e confiável para os gestores de obra poderem construir o orçamento com mais segurança. Como é uma tabela atualizada mensalmente, não existe o risco de ela estar defasada.
Tabela Sinapi no Orçamento