Tabela SINAPI: Criação de um orçamento de obra

O orçamento de uma obra é essencial para qualquer projeto. Com o tempo e o escopo, é um dos fatores que determinam a qualidade do projeto quando ele é completo. O PMBoK, dedica toda uma disciplina a gestão do orçamento e existem inúmeras técnicas e conceitos que podem ser aplicados. Neste post, vamos falar sobre a importância de usar a Tabela SINAPI para criar o orçamento de obra.

Orçamento de obras

O uso da Tabela Sinapi

Muita gente não sabe, mas a Tabela Sinapi surgiu com o objetivo primário de ser uma referência para as obras no setor público. Porém, por conta da sua precisão e facilidade de uso, acabou também sendo adotada pelo setor privado para criar o orçamento de obras.

Por isso, a pode ser acessada no site da Caixa, ou em nosso sistema de orçamentos, com todos os relatórios necessários para fazer o orçamento, inclusive com uma divisão por Estado.

A Tabela da SINAPI ainda é obrigatória no setor público, por isso, é bem precisa e conta com um pesado investimento na sua manutenção, por parte do IBGE e da própria Caixa Econômica Federal. Portanto, é uma tabela com uma ótima confiabilidade.

A importância de gestão de orçamento

A principal importância da Tabela Sinapi é trazer uma fonte de informações precisa e confiável para os gestores de obra poderem construir o orçamento com mais segurança. Como é uma tabela atualizada mensalmente, não existe o risco dela estar defasada.

Isso é importante para um dos principais aspectos de qualquer obra, o gerenciamento de custos, que ajuda a construir o orçamento. Já mencionamos a importância desta disciplina em uma obra, mas é preciso deixar claro porque ela é tão importante.

A qualidade de toda e qualquer obra está limitada por uma restrição tripla. São 3 fatores principais que ajudam a determinar o sucesso de uma obra: escopo, tempo e custo. Ou seja, o que é preciso fazer em uma obra, o tempo necessário para isso e o quanto irá custar.

Isso significa que qualquer mudança em dos 3 fatores irá afetar a qualidade da obra, a menos que algum dos outros dois sejam também afetados. Portanto, se o orçamento for mal feito e não houver mais dinheiro para fazê-la, para uma obra manter a qualidade, é necessário aumentar o tempo ou sacrificar o escopo.

Portanto, para evitar estes problemas, é preciso ter um orçamento de obra bem construído. E é aí que entra a Tabela Sinapi. Por mais que o gestor do projeto seja experiente, e saiba bem quanto custa fazer determinada obra, cada projeto é único.

Os fatores internos e externos podem mudar, assim como o preço dos produtos por conta dos fatores da economia, e até mesmo inovações que barateiam ou encarecem certos materiais e mão de obra.

Portanto, a Tabela Sinapi é uma referência para o profissional de criação de orçamento de obra. Ele pode e deve tê-la sempre a mão para tornar os seus orçamentos mais precisos e evitar problemas com o futuro da sua obra.

Quer saber sobre outros conceitos essenciais para ter uma obra de sucesso? Então, acesse o nosso sistema e confira as novidades!

Tabela Sinapi e Orçamentos

Sistema de Orçamentos de Obra online e grátis onde você elabora orçamentos com tabela de preços atualizados (SINAPI, SICRO, ORSE).
 

SINAPI atualizado: 06/2020
(último liberado pela CEF em 20/07/2020)

 

Related Posts