Quais os objetivos do sistema de orçamento de obras

Provavelmente você já tem uma ideia da elaboração de custos e controle de uma obra, mas o que você pode ainda não saber é como funciona e quais são os objetivos do sistema de orçamento de obras.

Muito além de obter um processo de construção bem mais tranquilo e longe de erros crassos que software como Excel podem lhe proporcionar, o sistema de orçamento de obras pode definir o sucesso da sua empresa.

Sistema de orçamento de obras

Como funciona um sistema de orçamento de obras?

O processo de uma obra de construção civil requer uma infinidade de cálculos precisos, tornando impossível que esse trabalho seja realizado no papel.

A tecnologia, por sua vez, torna-se uma aliada para a execução dessa tarefa. Entretanto, por tratar de fórmulas e somatórios um pouco mais complicados que o usual, é recomendado que o engenheiro civil utilize ferramentas elaboradas para a finalidade.

Os sistemas desenvolvidos para orçamento de obras funcionam como um auxílio no controle financeiro da obra e no cálculo de quantidade de materiais. É a partir dela que os orçamentistas podem comparar preços entre os fornecedores até chegar aos custos finais do projeto.

É estimado que o uso de um sistema de orçamento de obras pode reduzir até 80% gasto no processo de elaboração de custos e com uma margem de erro infinitamente menor do que softwares de planilha mais tradicionais.

Ao proporcionar um orçamento livre de erros difíceis de serem consertados, o sistema garante que a obra flua com muito mais rapidez e sem grandes surpresas durante a sua execução.

Principais objetivos do sistema de orçamento de obras

Com capacidade para guardar um grande volume de dados, um dos grandes benefícios de um sistema de orçamento de obras é acumular os levantamentos e obras passadas da empresa, fazendo com que as informações não se percam facilmente.

O sistema também faz a integração com todas as áreas envolvidas no projeto da obra. Ou seja, ao utilizá-lo como a principal fonte de informações sobre a construção, ele facilita a troca de dados desde o canteiro de obras até o setor administrativo.

A ferramenta tem três objetivos-chave: assertividade, segurança e agilidade.

Por se tratar de um processo que envolve bastante matemática, o sistema precisa ter grande assertividade para garantir que os cálculos estarão sempre certos, evitando complicações futuras na obra.

Como o processo de elaboração de um orçamento envolve muitas informações, esse sistema tem o objetivo de oferecer agilidade nas respostas e na composição de itens.

Por exemplo, ao levantar os preços dos insumos utilizados na obra, esse software tem a capacidade de atualizar as informações para que o orçamentista perca menos tempo verificando uma por uma.

Por último, mas não menos importante, o sistema de orçamento de obras oferece segurança ao usuário, evitando que a planilha seja alterada em qualquer momento por alguém de fora do projeto, permitindo que as informações passem por uma auditoria futuramente.

Gostou do artigo? Visite o nosso site e saiba mais sobre nosso sistema para orçamento de obras para a construção civil.

Related Posts