Conheça as principais diferenças entre as tabelas ORSE e SINAPI

Fazer a medição de obras é um passo fundamental para monitorar o andamento dos projetos. Para que isso seja possível, ferramentas de medição precisam ser utilizadas.

Dentre outros benefícios, a utilização das ferramentas de medição é essencial para a eficácia e segurança das obras.

No mercado de Engenharia Civil, são diversas as opções de tabelas que realizam esse trabalho, porém, quando falamos sobre obras públicas, é importante entendermos as diferenças entre as mais usadas: Tabela ORSE e SINAPI.

Para te ajudar a escolher a melhor tabela para fazer a medição de obras, elencamos as principais diferenças entre as tabelas ORSE e SINAPI.

Tabela ORSE

Entendendo as tabelas ORSE e SINAPI

Desenvolvida e mantida pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP) de Sergipe, a tabela ORSE conta com um banco de dados com mais de 9 mil insumos e composições de preços unitários que são atualizados mensalmente.

A tabela ORSE está no ar há mais de dez anos e é considerado como uma solução bastante prática e eficaz na medição de custos.

Recentemente, o sistema foi ajustado para se adequar ao Manual de Metodologia e Conceitos do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), passando a integrar também encargos complementares.

Podemos entender de antemão que a tabela ORSE é um sistema complementar a tabela SINAPI, que é usada como referência de preços para obras com recursos do Orçamento Geral da União.

Ainda que as duas tabelas estejam em concordância, algumas diferenças entre os custos de composições e preços de insumos fazem com que a medição da obra não seja igual.

Principais diferenças

Se a sua empresa está à frente de uma obra pública, as normas do Manual de Metodologia e Conceitos exigem o uso do sistema SINAPI como referencial de preços e o seu emprego na análise de planilhas orçamentárias e auditoria das obras.

Mesmo com a exigência, a empresa pode optar por utilizar a tabela ORSE. O seu principal diferencial está em ser um sistema operado pelo próprio usuário e funcionalidades que facilitam a coleta de preços.

No sistema da tabela ORSE, a coleta de preços de insumos assegura os usuários a realizar a pesquisa por meio eletrônico ou consultar diretamente aos fornecedores e lojas de materiais de construção.

A informação é fornecida por tabelas eletrônicas, com os preços atualizados pelos próprios fornecedores habilitados, garantindo a eficácia do trabalho de medição de valores.

Quando o mesmo processo é realizado na tabela SINAPI, a coleta de preços é definida em diversos sub níveis, indicando qual região a pesquisa foi realizada e os preços obtidos se dão através de coeficientes multiplicadores, o que pode não estar atualizado.

Com uma diferença na eficiência das pesquisas de medição de preços, os custos finais da obra podem gerar algumas variações.

Segundo pesquisas feitas pela auditoria interna do Tribunal de Contas da União (TCU), alguns preços podem apresentar uma diferença de até 40%. Porém isso não desqualifica a tabela ORSE para seua orçamentos, apenas indica uma diferença na coleta dos preços.

Acesse o site e saiba mais sobre nosso sistema de orçamentos para obras da construção civil, nele temos a tabela ORSE e SINAPI.

Related Posts