Quando o assunto é construção civil, muitas pautas são levantadas antes da realização de um projeto. Com o passar dos anos, o setor foi se atualizando e se tornando cada vez mais efetivo em suas práticas, porém, alguns problemas seguem sendo rotineiros nos mais diferentes tipos de projetos.
Toda pessoa que já esteve no projeto de uma obra, seja no lado de realizador como o de executor, sabe que estes processos são complicados e apresentam muitos problemas. Porém, para facilitar a realização do projeto e evitar que estes problemas aconteçam, existe o planejamento de obra. Você sabe quais os benefícios que ele pode trazer e como torná-lo uma rotina em seus projetos na construção civil?
Empresas focadas em planejamento de obra
O planejamento de obras e outros projetos dentro da construção civil tem se tornado tão importante que muitas empresas focadas nesta área estão surgindo. Elas são compostas por profissionais que tenham conhecimento aprofundado sobre vários aspectos que estão em torno de uma obra ou reforma. Elas normalmente atuam como intermediária entre o cliente, ou seja, quem está contratando o serviço da obra, e as empreiteiras que são responsáveis pelo serviço.
Este aspecto, inicialmente, já ajuda a evitar um dos problemas mais comuns em obras e reformas: o descaso dos prestadores de serviço. É normal ver serviços concluídos que apresentam inúmeras falhas em sua execução, o que acaba trazendo diversos problemas para quem contratou o projeto, principalmente nos aspectos financeiros.
Portanto, ter atenção na hora de escolher quem vai fazer o planejamento de sua obra é essencial para que o sucesso da mesma. O investimento neste tipo de serviço evita que problemas futuros apareçam, trazendo mais gastos para quem está contratando a obra.
Como já citado anteriormente, o lado financeiro é um dos mais favorecidos ao se contratar um planejamento de obra. Outro aspecto importante que é diretamente afetado pelo planejamento é o tempo de realização do serviço. A construção civil sofre com prazos não cumpridos.
O planejamento de obra preocupa-se em criar um cronograma para todo projeto, com prazos claros para cada fase do mesmo. Assim, se torna mais fácil acompanhar a evolução de cada uma das atividades previstas e adaptar o serviço conforme situações não planejadas aconteçam, como intempéries e problemas com funcionários.
Quem já fez gestão de alguma obra, também sabe que outro problema comum em acontecer é descaso com o uso de materiais. É normal que em grandes projetos haja desperdícios de matérias-primas que, muitas vezes, são caras. Ou, até mesmo, desvio de materiais ou aplicações de itens inferiores aos adquiridos. O planejamento de obra também atenta para evitar que tais aspectos aconteçam.
Com um foco que abrange rotinas de trabalho, gestão de material e gestão de pessoas, o planejamento de obra evita que sejam realizados retrabalhos no futuro. Tal aspecto traz não apenas um ganho financeiro ao contratante, como também está diretamente relacionado à satisfação do mesmo com o projeto total.
Se você quer conhecer mais sobre planejamento de obras, acesse nosso site!