Fazer um orçamento completo de obra é fundamental para que seu empreendimento seja desenvolvido de acordo com o projeto idealizado. Além disso, é uma atitude que evita ações judiciais, a insatisfação do consumidor e a inviabilidade financeira da obra. Por outro lado, quando isso é considerado, a construtora só ganha, uma vez que se destaca no mercado, fideliza clientes e ganha outros.
Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para apresentar quatro dicas essenciais para fazer um orçamento completo. Não deixe conferir, combinado?
1. Tenha como base o projeto executivo da obra
Para fazer um orçamento completo de sua obra, a primeira coisa que você deve fazer é ter o projeto executivo do empreendimento como base. Afinal, é ele que destaca o que é preciso fazer para que a obra consiga reproduzir exatamente o conceito pensado para ela no projeto executivo.
É por meio do projeto executivo do empreendimento que o gestor terá uma noção de quanto ela custará. Com base nisso, o gestor de orçamento pode, ainda, determinar o valor de cada unidade habitacional, ao se tratar, evidentemente, de um empreendimento residencial.
2. Considere os custos diretos e indiretos
Na construção de seu orçamento, considere também os custos diretos e indiretos. Basicamente, os custos diretos podem ser traduzidos como aqueles que são indispensáveis para o desenvolvimento da obra, como o material de construção, por exemplo.
Quanto aos custos indiretos, são aqueles que se colocam como secundárias no desenvolvimento de uma obra, mas que são fundamentais para a sua adequada execução. Nesse sentido, podemos destacar os impostos como exemplo.
Ao considerar todos os custos diretos e indiretos, você evita que sua obra seja pega de surpresa, tendo que arcar financeiramente com algo que não previu.
3. Dialogue com sua equipe de trabalho
Busque também estabelecer um diálogo com sua equipe de trabalho para desenvolver de maneira detalhada e completa o orçamento de sua obra. Muitas vezes, não consideramos fatores que profissionais de outras áreas conseguem visualizá-los melhor, sendo uma ilustração nesse sentido os riscos.
Além disso, alguns profissionais lidam diretamente com determinadas operações no âmbito de uma obra e podem ter mais experiência com relação aos custos dessa operação. Assim, fica mais fácil desenvolver um orçamento completo, que não coloque em risco o desenvolvimento de seu empreendimento.
4. Conte com um sistema de gestão e orçamento de obras para construção civil
Por fim, como última dica, conte um sistema de gestão e orçamento de obras para construção civil. Normalmente, um sistema como esse conta com recursos e insights que podem ajudar você a desenvolver seu orçamento de forma completa e detalhada.
Além disso, é uma solução que pode otimizar seu tempo, no sentido de que oferece os recursos de que precisa para desenvolver seu orçamento com eficiência e produtividade.
Você gostou da ideia de contar com um sistema de gestão e orçamento de obras para construção civil? Então, não deixe de acessar nosso site para conhecer melhor nossa solução. Ela, sem dúvida, pode desenvolver o orçamento de sua obra de forma completa e ágil.