Orçamento de obra: saiba como analisar corretamente o SINAPI

A sigla SINAPI significa Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Trata-se de uma tabela que é utilizada para cálculos de orçamentos de obras atualizados mensalmente pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas como utilizar essa ferramenta para analisar corretamente o orçamento da obra?

É importante saber que o SINAPI reúne informações sobre os preços dos insumos e custos de composição, informações essas coletadas e armazenadas pelo IBGE, responsável pelo tratamento dos dados e a formação dos índices disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Caso você – engenheiro, mestre de obras, alguém ligado a construção civil – queira usar a tabela como métrica para estabelecer seus preços, saiba que é algo bem simples de se fazer. O primeiro passo é usar a tabela de acordo com a região onde será construído o imóvel. Assim, as distorções no mercado serão em menor intensidade.

Siga as orientações de uso da tabela logo abaixo:

Faça um levantamento dos nomes dos materiais e insumos que serão usados na construção;

Acesse o nosso sistema, la tem todas as tabela dos preços de insumos e composições do SINAPI atualizadas por período (mês); 

No sistema  você vai encontrar o código do insumo, seu nome, sua unidade de medida e seu preço atualizado de acordo com o IGP-M.

A tabela SINAPI é bastante abrangente e compreende vários materiais e serviços que são diretamente relacionados ao segmento de construção. Antes de iniciar as obras planejadas, consulte a tabela, veja os preços de referências de todos os insumos listados.

Ao pesquisar algum serviço listado, preste atenção se a unidade de medida utilizada é em m² (metro quadrado) e seu custo é unitário.

Vale lembrar que um bom planejamento possui diversas etapas, podendo influenciar diretamente nos gastos e orçamentos da obra. É necessário bastante atenção na hora de preparar o serviço.

Para iniciar o seu orçamento, tenha todos os dados a disposição. Vale ressaltar que um conhecimento melhor em relação aos métodos construtivos te fará representar melhor no seu orçamento.

Analise o tamanho da obra que será arquitetada e contrate o número necessários de funcionários responsáveis para o serviço. Além disso, avalie a viabilidade do projeto. Veja o motivo pelo qual ele está sendo construído e se ele terá o retorno desejado.

Estude todas as variáveis, veja se será necessário cobrir custos extras, como construir diversos pavimentos, por exemplo. Faça um levantamento incluindo tudo o que pode acontecer. A partir daí, você vai conseguir estipular determinado gasto e não terá tantas surpresas em casos de problemas inesperados.

Após fechamento do orçamento, estipule sua lucratividade, o quanto esse projeto vai te render levando em consideração a concorrência, os riscos do projeto e o mercado em si.

Siga esse passo a passo, e aproveite para conhecer nosso sistema de orçamentos com todos os preços SINAPI, SICRO, ORSE e SEINFRA, e dê um up na sua gestão orçamentária!

Related Posts