Não importa o tipo de edificação, na hora de construir existem vários fatores envolvidos, como projeto, prazo de entrega, entre outros, mas o mais desafiador é o orçamento da obra. Quanto mais próximo da realidade do mercado, menos prejuízo e surpresas indesejáveis você terá. Então, ter acesso e utilizar a base de dados do SINAPI que é referência em confiabilidade e precisão é essencial para minimizar surpresas desagradáveis e assim ter sucesso na sua obra.
O que é o SINAPI?
O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), foi criado em 1969 pelo Banco Nacional de Habitação (BNH) visando obras habitacionais.
Entre tanto, em 1986 o SINAPI foi adotado pela CAIXA e hoje ele é gerenciado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o IBGE, fornecendo informações atualizadas sobre os custos e índices da construção civil no Brasil. Sua implementação visa padronizar e tornar transparentes os custos envolvidos nas obras, facilitando a comparação e estimativa de custos pelos profissionais do setor.
Talvez você não saiba, mas o uso da tabela SINAPI tornou-se obrigatória para obras e serviços de engenharia contratados com recursos da União em 2013, através do Decreto 7.983/2013..
Insumos e composições
O SINAPI conta com mais de 12 Mil itens entre insumos e composições.
Os insumos referem-se aos materiais, equipamentos e mão-de-obra utilizados na execução de uma obra. Eles são detalhados em fichas de especificação técnica e organizados em ordem alfabética.
Já as composições no SINAPI representam a combinação de insumos necessários para a execução de determinados serviços na construção civil. Elas incluem não apenas os materiais utilizados, mas também a mão de obra, os equipamentos e os encargos sociais envolvidos em cada etapa do processo construtivo.
Vantagens de Utilizar o SINAPI
Referência Nacional: O SINAPI é a principal referência nacional para a formação de preços na construção civil, cobrindo então, todo o território nacional e reunindo informações de diferentes regiões do país. Isso permite uma visão ampla e abrangente dos custos da construção civil em diversas localidades.
Atualização Constante: O SINAPI é constantemente atualizado com os índices de mercado, garantindo que os orçamentos estejam sempre alinhados com a realidade econômica do setor da construção civil.
Economia de Tempo: Com o SINAPI, é possível agilizar o processo de orçamentação, pois você tem acesso as referências de preços e custos para insumos e composições de serviços, onde a CAIXA faz toda parte técnica, como a montagem das composições e o IBGE faz o levantamento dos índices e custos destas composições. Isso tudo pronto e acessível para você utilizar.
Detalhamento dos Custos: O SINAPI apresenta uma divisão detalhada dos custos da construção, incluindo mão de obra, materiais, equipamentos, entre outros. Essa segmentação facilita a análise e o controle de gastos em cada etapa da obra. Abaixo exemplo que uma composição SINAPI e seu detalhamento:
Confiabilidade nas Informações: Por ser um sistema oficial do Governo Federal, o SINAPI oferece informações confiáveis e transparentes, o que traz mais segurança para os profissionais da área na tomada de decisões.
Facilidade de Acesso: O SINAPI está disponível de forma gratuita e online, facilitando o acesso dos profissionais da construção às informações necessárias.
Acesso ao download da tabela SINAPI
Uma das principais funcionalidades do SINAPI é a possibilidade de fazer o download da tabela de preços, que contém os custos unitários de insumos e serviços utilizados na construção civil.
Então, para fazer o download da tabela SINAPI, você pode acessar o site oficial do Sinapi que disponibiliza essas informações de forma gratuita. Então, fazendo o download do arquivo, tem a opção de composições analíticas, composições sintéticas e a tabela de insumos em PDF e Excel. Tendo a opção de valores desonerados e não desonerados.
Diferença entre Preços Desonerados e não Desonerados no SINAPI
Se você trabalha no setor da construção civil, é fundamental compreender a diferença entre os preços desonerados e não desonerados. Então de forma simples e breve vou descrever abaixo a diferença entre elas:
Encargos sociais não desonerados: possuem contribuição de INSS de 20% sobre folha de pagamento.
Encargos sociais desonerados: sem a contribuição de 20% sobre folha de pagamento.
Vale lembrar que, você também tem acesso a tabela SINAPI através do nosso sistema. Por tanto, não deixe de fazer o cadastro grátis ou adquirir algum de nossos planos. O nosso software de orçamento de obras permite que se crie orçamentos de forma rápida e eficiente.