Construção civil em 2024
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), projetou um novo crescimento diante dos bons resultados do segundo trimestre do ano de 2024, a projeção que antes era de 3,00% passou para 3,5% no setor da construção civil. Foram apresentados ainda dados do desempenho econômica no terceiro trimestre de 2024 do setor.
Com Crescimento mais robusto da economia e acima do esperado nos primeiros meses do ano, o Banco Central também estima uma projeção de crescimento do PIB em 2024, que antes era estimada em 2,3% passou para 3,2%. Ficando, porém abaixo dos 3,5 projetados pela construção civil.
Fatores Impulsionadores do Crescimento da Construção Civil
Bom desempenho da área imobiliária: As novas condições do programa minha casa, minha vida, estimularam a demanda por imóveis, especialmente na faixa de renda mais baixa.
Vendas e Lançamentos: No quesito Vendas e Lançamentos no mercado imobiliário nacional, houve um crescimento de novos imóveis em 5,7% de janeiro a junho 2024 em relação ao mesmo período de 2023 e as vendas de imóveis crescem em 15,2% no primeiro semestre de 2024.
Aquecimento do mercado de trabalho: A CBIC destacou a resiliência do mercado de trabalho, evidenciando a criação de mais de 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada no País nos primeiros oito meses do ano, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Crescimento da economia brasileira: Embora tenha havido um leve aumento na taxa de juros, os níveis ainda se encontram historicamente baixos, tornando o crédito imobiliário mais acessível e estimulando a compra de imóveis.
Procura por insumos cresce e mercado de trabalho está aquecido
Conforme dados do IBGE, os fabricação de insumos cresceu 4,3 no acumulado de janeiro a agosto/24 em relação ao mesmo período do ano passado, esse crescimento consequentemente estimula o crescimento de todo setor da construção civil. Já as vendas no varejo cresceu 3,5% no mesmo período em relação ao passado, mostrando também um saldo positivo, de modo que no mesmo período do ano passado (2023) em relação a 2022 houve uma queda de 2,6%.
De janeiro a agosto de 2024 o setor da construção civil gerou 213,643 mil novas vagas formais, dessas novas vagas 47.546 mil foram no estado de São Paulo, 26.226 mil em Minas Gerais, 17.830 o estado do Rio de Janeiro segundo fonte do Novo Caged/Ministério do Trabalho. Vale ressantar de desde 2021 no acumulado de janeiro a agosto de cada ano o setor da Construção Civil cria mais de 210 mil novos empregos formais.
Custo da Construção está superior a inflação
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) registrou alta de 0,67% em outubro 2024 conforme evidenciado pela taxa acumulada em 12 meses, e atingiu 5,72%, índice acima do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que mediu 4,76 outubro 2024, ou seja, o índice da construção está acima da inflação no mesmo período.
Falando ainda da taxa do INCC, no acumulado de 12 meses, a categoria Materiais e Equipamentos registrou 4,31%, com aumento de 0,72% em outubro, o grupo Serviços registra taxa de 4,37%, um crescimento de 0,70% em outubro.
Agora falando do componente Mão de Obra onde há uma maior procura por mão de obra no setor, houve uma elevação do salário, de modo que registou-se uma elevação da taxa de Mão de Obra em 7,79% nos últimos 12 meses.
Desafios e Perspectivas Futuras
Apesar do cenário positivo, e do empresário da construção estar com boa expectativa em relação a novos empreendimentos e serviços pelo desempenho acima do mesmo período do ano passado, o setor da construção enfrenta alguns desafios, com a elevada carga tributária, com a expectativa de alta nos juros nos próximos meses, dificuldade de financiamento, a incerteza em relação à política econômica, a escassez de mão de obra qualificada e também a falta ou alto custo da mão de obra não qualificada, então, existe sim um receio de continuidade da atual expansão no setor.
Nosso software de orçamento de Obras i9 orçamentos
E se ainda não tem cadastro no nosso Software de orçamento de obras, não deixe de acessar nosso plano grátis. Nos primeiros 10 dias você tem acesso completo ao plano Profissional com todas as funcionalidades do software, após este período sua conta continua no plano Grátis.