O que é a Tabela de Preços FNDE?
A Tabela de Preços do FNDE é um documento oficial elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação. Ela serve como referência de custos para obras e serviços de engenharia voltados à infraestrutura educacional, especialmente para escolas e creches.
Essa tabela é utilizada por prefeituras, estados e empresas que participam de licitações ou executam obras financiadas com recursos federais, garantindo padronização, controle de gastos e transparência nos investimentos públicos. Os preços contemplam desde materiais de construção, mão de obra e equipamentos.
Levantamento de Composições de Custos
A equipe técnica do FNDE utiliza como base metodológica em sua grande maioria o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), da Caixa Econômica Federal e do IBGE, além de consultar outras fontes como o SPOBRAS e itens de materiais ou equipamentos que não foram encontrados nessas bases, o FNDE criou itens próprios.
São consideradas:
-
Composições unitárias de serviços (materiais + mão de obra + equipamentos);
-
Variações de preços por região geográfica;
-
Utiliza preços sem desoneração;
-
BDI 25%;
-
Tipologias padronizadas (como creche tipo 1, 2, Escola 1 Sala, Quadra Coberta Aberta).
Atualização Regional
A tabela reflete os preços praticados por estados do país, considerando as especificidades locais como transporte, logística e mão de obra. Além disso, os valores são atualizados, de modo que os projetos mais recentes tem atualização de 01/2025.
Encargos sociais
Os insumos da Tabela de Preços do FNDE, como a mão de obra, seguem as mesmas composições de encargos sociais estabelecidas pelo SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). Isso significa que os custos com trabalhadores são calculados com base nos percentuais padronizados pelo SINAPI, garantindo uniformidade nos orçamentos e nas estimativas de custo para obras públicas.
O que são os projetos?
O FNDE utiliza projetos arquitetônicos padronizados — por exemplo, Escola 5 Salas, Escola 9 Salas – Dois Pavimentos — para calcular o custo médio de cada etapa da obra estrutura, instalações, cobertura, acabamento, entre outros. Alguns desses projetos são descontinuados, porém substituídos e atualizados. Esses projetos servem como base para a composição dos preços.
São modelos prontos de escolas e creches públicas, com especificações técnicas, arquitetônicas e de engenharia já definidas pelo FNDE, desenvolvidos para facilitar a construção de unidades escolares em todo o país, principalmente em municípios que recebem recursos federais. Eles visam agilizar a construção, reduzir custos e garantir qualidade e padronização nas obras educacionais.
FNDE no i9orçamentos
Disponibilizamos no nosso sistema de orçamento de obras os itens da tabela de preços FNDE no nosso banco do sistema, para pesquisa e para criar orçamentos e para ter acesso basta acessar o menu pesquisa de preços-insumos e composições tabela de preços, selecionar a opção – Pesquisar em banco de Sistema e selecionar a base SINAPI e o Obras-SP e clicar no menu PESQUISAR (imagem abaixo):
Depois é necessário digitar no campo de pesquisa a palavra “FNDE” e Pesquisar:
E não para por aí, temos modelos de orçamentos prontos que podem ser usados, para isso basta clicar no menu CRIAR ORÇAMENTO DO MODELO e utilizar os orçamentos podendo fazer modificações, caso desejar (imagem abaixo):
Conheça nosso software de orçamento de obras
Se você deseja agilizar seus orçamento e garantir a excelência na execução das obras e licitações, conheça nosso Software de orçamento de obras e acesse nosso plano grátis. Nos primeiros 10 dias você tem acesso completo ao plano Profissional com todas as funcionalidades do software, após este período sua conta continua no plano Grátis.
Caso tenha interesse, também temos os planos pagos, neles disponibilizamos as tabelas completas do Sinapi, Siurb-SP, Orse-SE, Sicro, Setop/Seinfra-MG, Seinfra-CE, Sudecap(BH), Agetop(GO)/Goinfra, Der(ES), Embasa(BA), Emop(RJ), Der(PR), Sedop(PA), SCO(Rio), Saneago (GO), Smop(Curitiba), Secid(PR), CAESB(DF), Educação(SP), Sicor(MG), CPTM(SP) e Obras(SP), FNDE.