Dicas para orçamento na construção civil

Um dos grandes desafios de quem gerencia uma obra é manter o controle do orçamento. Existem diversos fatores que podem provocar alterações nos valores e comprometer o andamento dos serviços.

Erros na previsão orçamentária podem vir a provocar problemas, tais como:
  • Descumprimento de prazos acordados;
  • Prejuízos financeiros, com desembolsos além do previsto;
  • Baixa qualidade ao comprar materiais, visto a necessidade de economizar;
  • Possibilidade de abandono da obra por falta de recursos.
Para evitar tais problemas e garantir a efetividade do orçamento, algumas dicas vão ajudar. Confira a seguir!

 Dicas para gerenciar o orçamento da obra

Capriche no planejamento e detalhamento dos custos

Para assegurar que a previsão orçamentária funcionará, invista tempo no detalhamento dos custos envolvidos. Lembre-se de que é preciso considerar a utilização de materiais, equipamentos e a capacidade de produtividade da equipe que trabalhará da obra.

É preciso considerar, ainda, as variações de mercado, os valores referentes aos impostos e a previsão de riscos e imprevistos.

Faça a análise de risco

Esse é um documento no qual são previstos possíveis riscos que possam vir a ocorrer durante a obra. É fundamental que sejam analisadas todas as ameaças para evitar surpresas.

Para uma análise de riscos eficiente, lembre-se de prever possíveis atrasos, falta de funcionários, mudanças climáticas, possibilidade de demora na entrega de materiais, entre outros fatores.

Seja cuidadoso ao selecionar fornecedores

Nunca arrisque na seleção de fornecedores. Se você nunca comprou com determinada empresa antes, avalie criteriosamente se ela atende as necessidades da obra, não somente em qualidade, mas também na rapidez do atendimento, disponibilidade de materiais e entrega.

Conheça a região onde a obra será realizada

Profissionais podem realizar obras nos mais diversos locais e por isso focar no conhecimento da região onde a obra acontecerá, é de fundamental importância para garantir a eficiência do orçamento.

Existem custos que podem variar de região para região, como impostos municipais e estaduais, preço de materiais, maquinário e outros. Analise tudo com cuidado antes de inserir os custos no orçamento. Lembre-se que, em casos onde sejam adquiridos materiais em outras localidades, os valores de frete também devem estar previstos.

Acompanhe todos os detalhes da execução

Além da responsabilidade na elaboração do orçamento, é necessário um acompanhamento cuidadoso e detalhado durante todo o processo de execução. Além de se preocupar com os gastos, busque garantir o cumprimento do cronograma.

Em casos de atrasos da equipe, é possível estudar novamente as metas e prioridades, de forma a evitar retrabalhos que venham a provocar novos impactos no orçamento. Você pode utilizar a metodologia de análise do valor agregado para gerar resultados exatos, com base nos dados de cada etapa da obra para, assim, avaliar custo e tempo.

Dessa forma, é possível ter sempre uma avaliação atualizada da situação do projeto, garantindo que não ocorrerão prejuízos.

Conte com soluções especializadas!

Utilizar a tecnologia a seu favor é uma forma de garantir a precisão e efetividade dos seus orçamentos. Para isso, soluções inteligentes e especializadas são sempre a melhor saída. Visite nosso site, faça um cadastro gratuito e teste nosso sistema!

Related Posts