Entenda a importância do (RDO) Relatório Diário de Obra

Caso a sua profissão esteja relacionada ao ramo da construção civil, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre os benefícios do Relatório Diário de Obra (RDO), um dos principais documentos de qualquer projeto de edificação.

Relatório diário de obra

Realizado por construtoras e incorporadoras, o documento passou a ser obrigatório por determinação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, sendo o seu maior aliado na hora de acompanhar todos os processos na construção de qualquer empreendimento.

Quer saber de tudo sobre o RDO? Então, é só continuar lendo.

Por que é tão importante?

Um Diário de Obras preenchido com exatidão e riqueza de detalhes é de extrema utilidade para consultas futuras. Uma vez que todas as informações relevantes sobre a obra ficam registradas nesse memorial, torna-se muito mais fácil fazer:

  • Análises;
  • Avaliações;
  • Comparações;
  • Consertos;
  • Tirar dúvidas.

Para começar, podemos imaginar um problema muito comum no andamento das obras: o atraso. Será que foi o mau tempo ou será que o fornecedor de matéria prima não fez a entrega no dia certo? Com o Relatório Diário de Obras, você identifica o problema e pode fazer melhorias, como trocar de fornecedor, por exemplo.

Além disso, visto que o Diário de Obras documenta imprevistos e solicitações de clientes, é geralmente impresso em três vias, para canteiro, cliente e construtora. Conferindo, assim, maior transparência a todo o processo de construção e servindo até como prova em caso de desentendimento entre as partes de um contrato.

Ah, e você já pensou como o RDO pode impulsionar o trabalho da equipe? Isso porque, uma vez que está registrado quais profissionais se encarregaram de determinadas tarefas, há um aumento considerável no senso de responsabilidade de cada um, influenciando diretamente na produtividade e na motivação de todo o grupo.

Também vale salientar que, caso você seja um profissional da área de licitações públicas, o RDO tem sua importância ampliada, afinal, com a quantidade de regras a serem seguidas, seu cuidado com todo o processo deve ser redobrado.

Qual é o melhor meio de preenchimento?

Como já vimos por aqui, o Diário de Obras é um documento indispensável para uma construção, podendo causar muita dor de cabeça se não for preenchido da forma correta ou se, na pior das hipóteses, houver a perda desse relatório.

Dessa forma, para garantir uma maior precisão e segurança no processo, recomendamos que seja feita a automação dessa atividade. Ao utilizarmos a tecnologia, aumentamos a assertividade das informações e evitamos a perda dos dados, o que poderia ocasionar o atraso da obra, punições e até ações judiciais.

Além disso, outra vantagem trazida pela automação do documento é a visão global da obra, ou seja, você pode conferir vários dados, juntá-los e compará-los com apenas alguns cliques, sem ter o trabalho de rever toda a papelada para encontrar o que procura. Prático, não?

Viu como ficou muito mais fácil saber de tudo o que acontece com empreendimento no qual você trabalha? Para tirar dúvidas e conhecer mais acesso nosso site e conheça nosso sistema.