Quais problemas que um orçamento de obra mal feito pode causar?

Para garantir que seu empreendimento seja executado com eficiência, produtividade e segurança, sem, portanto, qualquer contratempo, é fundamental desenvolver um orçamento completo e que condiga com o tamanho e necessidades do projeto.

Afinal, um orçamento de obra mal feito pode causar diversos problemas para o desenvolvimento de seu projeto. Para que consiga visualizar isso melhor, continue a leitura deste conteúdo.

Inviabilização do projeto

Um orçamento de obra, como destacamos, deve ser feito de forma detalhada e completa, considerando todas as variáveis de uma obra, como os custos diretos e indiretos. Em outras palavras, é no orçamento que você deve listar tudo aquilo que pode ocasionar custos para a obra. Dessa forma, fica mais fácil projetar de onde o crédito será tirado para cobrir os custos.

Assim, um orçamento de obra mal feito pode causar a inviabilização do projeto. Afinal, o empreendimento só será executado mediante a projeção e captação de recursos.

Incompreensão do projeto por parte da equipe de trabalho

Um orçamento de obra mal feito não apenas pode colocar em risco o funcionamento e a conclusão da obra, mas também gera incompreensão por parte da equipe de trabalho. E isso poderá afetar, de uma forma geral, sua eficiência e produtividade.

Quando o orçamento é bem feito, a equipe desenvolve seu plano de trabalho de acordo com as previsões de receitas e pode, assim, colaborar para que as metas sejam atingidas com maior velocidade.

Ações judiciais

Um orçamento de obra mal feito pode gerar não apenas problemas relacionados ao desenvolvimento do empreendimento de acordo com a forma que ele foi apresentado no projeto, mas também ações judiciais. Isso de vários lados, ou melhor, tanto dos fornecedores, como dos adquirentes das unidades habitacionais.

No que diz respeito aos fornecedores, um orçamento de obra mal feito pode prejudicar os seus pagamentos, fazendo assim com que fiquem na mão. Diante disso, eles podem acionar a justiça para receber o pagamento pelo serviço prestado ou produtos fornecidos.

Quanto aos consumidores, a lógica é a mesma. Se eles compram uma unidade habitacional que deveria ser entregue na data X, mas sequer têm ideia de quanto isso acontecerá, então podem acionar a justiça para resolver esse problema.

Tudo isso pode gerar ainda mais problemas para a empresa de construção civil, como indenizações, prejuízos financeiros, entre outros.

Insatisfação do consumidor

Por fim, podemos dizer que um orçamento de obra mal feito gera problemas não só de ordem jurídica, mas também pode comprometer a imagem da construtora perante seus públicos estratégicos. Afinal, quem iria querer fazer negócio com uma construtora que não gerencia adequadamente seus empreendimentos, determinando um orçamento completo e detalhado?

Com isso, a construtora pode prejudicar seus negócios, como reduzir suas vendas.

Diante do exposto, não há dúvidas de que sua construtora deve investir na feitura de um orçamento de obra completo e detalhado, que dê a ela as receitas necessárias para sua execução plena.

Você sabia que contamos com um sistema que pode ajudar a desenvolver um orçamento completo de sua obra? Acesse nosso site e saiba mais!

Related Posts