Conheça 5 técnicas utilizadas no gerenciamento de projetos da construção civil

A característica nômade da construção civil faz com que o planejamento e gerenciamento de projetos precisem ser adaptados constantemente. Nem sempre é possível seguir um modelo único de gestão. Porém, algumas técnicas e ferramentas podem facilitar a execução de projetos na construção civil.

Conheça neste post algumas técnicas que podem ser utilizadas na gestão de projetos e como isso pode otimizar os trabalhos nos canteiros de obras!

Aprenda com os erros

Saber o que deu errado e quais iniciativas tiveram um efeito positivo na execução da obra é fundamental para dar sequência aos trabalhos. De nada adianta saber dos problemas ocorridos em um canteiro de obras e não fazer os ajustes necessários.

Dessa forma, a adaptação a cada novo projeto é a melhor saída para fazer um bom gerenciamento de projetos. Veja alguns exemplos de situações que atrapalham a gestão de projetos:

  • Problemas com a mão de obra: Uma medida para resolver é oferecer cursos de qualificação aos seus operários;
  • Problemas com entrega de materiais: Busque alguém que faça a intermediação dos pedidos nas obras e as empresas fornecedoras;
  • Problemas com cronograma: Verifique o que falhou e o que proporcionou o atraso no cronograma. No próximo projeto já antecipe os problemas e encontre uma solução antes que ele surja novamente.

O ideal é identificar antecipadamente o que vem atrapalhando e buscar soluções eficientes para sanar o problema.

Estudo de viabilidade e análise do orçamento

Quando uma empresa é contratada para a empreitada, ela assume uma grande responsabilidade. Por isso, fazer o estudo de viabilidade do projeto e ter certeza de que o orçamento é suficiente é imprescindível para uma boa gestão do projeto.

Definir essas questões é fundamental para uma boa execução do projeto e para que a entrega da obra esteja dentro do prazo combinado com o cliente.

Análise de riscos

Se você verificou que a obra é viável e que o orçamento é suficiente para cobrir todos os custos, faça também uma análise de possíveis riscos. Claro, sabemos que é difícil dimensionar todos os riscos e situações que podem atrapalhar o andamento de uma obra.

No entanto, essa etapa fará com que possa ter uma previsibilidade melhor de percas e atrasos na obra que possam vir a acontecer durante a execução do projeto.

Comunicação direta com operários

A comunicação é extremamente importante na construção civil. Nem sempre é possível acompanhar a obra in loco. No entanto, quem gerencia o projeto precisa ter certeza de que tudo está caminhando no rumo certo.

Imagine uma obra que está atrasada por falta de mão de obra. Essa informação precisa chegar em quem faz o gerenciamento da obra para que ele possa fazer as correções necessárias, seja contratar mais pessoas ou realocar operários de outra obra, por exemplo. Por isso, manter o diálogo com quem trabalha diretamente na obra e estimular a comunicação eficiente pode ser um grande diferencial.

Utilize a tecnologia a seu favor

A utilização da tecnologia nas obras pode ser uma grande aliada para fazer uma boa gestão de projetos. Isso porque ainda acontece muito desperdício de materiais e falta de estatísticas concretas sobre o andamento do projeto.

Com isso, utilizar um software de gestão em sua obra facilita no planejamento e na gestão da obra. A automatização dos processos pode fornecer relatórios de informações sobre:

  • Produtividade da obra;
  • Estatísticas de gastos com materiais;
  • Se o andamento da obra está de acordo com o cronograma;
  • Custo com pessoal;
  • Utilização dos equipamentos.

Tendo essas informações, você consegue ter estatísticas mais precisas sobre o andamento da obra e possíveis reajustes que sejam necessários.

Gostou dessas dicas? Acesse nosso site e saiba mais sobre como um software de criação de orçamentos para construção civil pode lhe ajudar nessa etapa!