A Tabela SICRO foi criada e é constantemente atualizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) com a média de preços dos insumos usados em obras de infraestrutura.
Ela foi pensada como uma ferramenta para auxiliar engenheiros, orçamentistas e o próprio governo no momento de elaborar e analisar os orçamentos para as obras públicas, assim como manter uma padronização de preços.
SICRO
O Sistema de Custos Rodoviários (SICRO) é uma tabela de preços e serviços usada como referência pelo DNIT na hora de analisar os orçamentos das obras públicas que está licitando. Atualmente, essa tabela conta com mais de 6000 composições de preços diferentes.
A construção do SICRO vai muito além de um simples levantamento dos preços dos insumos e serviços nas capitais brasileiras. Para a construção da tabela são levados em conta fatores como a variação dos preços causados pela oferta de determinado insumo.
Além disso, também são levados em consideração a sazonalidade de determinado produto, a distância entre a capital e os centros de produção e, até, a demanda dos insumos em relação aos investimentos em construção civil da localidade.
Dessa forma, notamos uma variação nos valores de determinados produtos de acordo com a região do país.
Importância
A Tabela SICRO acaba sendo mais que uma simples listagem de preços. A exigência de sua utilização no momento da elaboração de orçamentos estimula a concorrência leal dentro do processo licitatório.
Dessa forma, o tamanho das empresas envolvidas na licitação passa a não interferir tanto, já que a base de preço para o cálculo do orçamento é a mesma para todas.
A utilização da Tabela SICRO garante uma melhoria na qualidade do processo licitatório, uma vez que torna o pleito mais transparente. Além do mais, diminui a quantidade de tempo usada na elaboração dos orçamentos.
Essa ferramenta também é uma importante arma contra as fraudes no processo. O SICRO padroniza os procedimentos orçamentários, o que ajuda a combater a corrupção e os problemas de superfaturamento de obras públicas, situações comuns de serem observadas.
Utilização
É comum a utilização do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) para a elaboração de orçamentos ligados a construção civil.
Essa tabela é de responsabilidade da Administração Pública Federal, Caixa Econômica e IBGE, sendo que seu emprego é obrigatório na elaboração das estimativas de preço para obras públicas.
Entretanto, para a criação de orçamentos mais completos é necessário à utilização de diferentes tabelas, e é aí que entram as bases de preços como o SICRO. Com o emprego de mais de uma tabela o orçamento fica mais preciso e, consequentemente, mais competitivo.
Além disso, essas tabelas são usadas por fornecedores como uma forma de acompanhar a flutuação dos insumos no mercado. Sendo assim, eles são capazes de manter seus preços dentro de uma faixa que condiz com a realidade daquele momento.
Se você acha que usar essas tabelas é muito trabalhoso e consome muito tempo, nós temos a solução! Acesse nosso site e conheça nossos sistemas para gestão e orçamentos de obras da construção civil.