É inquestionável a importância da tecnologia para os setores da sociedade, e para a construção civil, uma das maiores indústria do mundo e que gera milhões de empregos não poderia ser diferente.
Agilidade na gestão, uso mais racional de material, mão de obra e tempo contribuindo significativamente para a produtividade e eficiência do setor, aumento da segurança, possibilidade de mensuração de resultados são apenas alguns dos benefícios.
Mas, quais são essas tecnologias e de que forma elas são utilizadas na construção civil?
Novas tecnologias utilizadas na construção civil
Entre as novas tecnologias que já têm sido utilizadas na construção civil podemos destacar:
– A impressão 3D, que além de possibilitar a personalização de peças contribui para a redução de desperdício nos canteiros de obras e consequentemente reduz o tempo de execução da obra;
– Sensores, que ajudam na questão da segurança e já são utilizados nos uniformes dos trabalhadores;
– Drones, que entre as suas diversas funcionalidades, facilitam as inspeções e o andamento do projeto;
– Softwares de gestão financeira e de orçamentos, que permitem o controle das movimentações financeiras e também a agilidade na elaboração de orçamentos, agilizando assim toda a obra;
E para quem pensa que essa realidade ainda é algo distante, algumas obras mostram o que já é uma tendência e o futuro da construção civil com as novas tecnologias.
7 obras que demonstram as novas tendências da construção civil
O que o futuro da construção civil reserva? Confira abaixo 7 obras que podem exemplificar as novas tendências do setor.
1. Shanghai Tower (China): inaugurado em 2015, levou seis anos para ser construído. Considerado um dos edifícios mais eficientes do mundo no que diz respeito à energia – LEED Platinum – possui 632 metros de altura e uma forma espiralada que ajuda na redução de 24% dos esforços causados pelos ventos.
2. Central Park Tower (Estados Unidos): localizado em Nova York, nos Estados Unidos, a obra de 472 metros de altura teve início em 2014 com previsão de entrega em 2020. Para a sua construção, são utilizadas tecnologias e recursos que contribuem para a otimização da circulação do ar, redução das emissões, além de controle climático, o que torna a obra sustentável.
3. The Queensferry Crossing (Escócia): a ponte de 2,7 km, a mais longa do tipo suspensa com três torres, começou a ser construída em 2011 e entregue em 2017. Seu sistema que reduz a pressão do vento nos veículos, reduzindo dessa maneira o risco da necessidade de fechar a ponta em decorrência dos ventos fortes. Com as novas tecnologias utilizadas e projetadas na sua construção, expectativa é que a obra dure 120 anos, com manutenção mínima que pode chegar aos 150 anos.
4. Hong Kong-Zhuhai-Macau Bridge (China): mais uma ponte que representa o futuro da construção civil. Começou a ser construída em 2009 e entregue em 2018, interligando Hong Kong a Zhuhai e Macau, considerada a maior travessia marítima, composta de túneis, ilhas artificiais e pontes de mais de 50 km. Também possui uma longa estimativa, de 120 anos.
5. Jeddah Tower (Arábia Saudita): ainda em construção, com previsão de entrega para 2021, será o edifício mais alto do mundo, com 1 km de altura, com um arranha-céu sustentável possibilitado pelo uso das novas tecnologias.
6. Alvarado Water Treatment Plant (Estados Unidos): mais uma obra que mostra o futuro da construção civil. Com obras iniciadas em 2008 e previsão de término somente em 2028, o sistema de tratamento de água Alvarado vai duplicar a capacidade de filtração de água em San Diego, ultrapassando os 800.000 metros cúbicos diários, além de ser movido por energia solar. A estimativa de duração do sistema é de 75 anos.
7. Carlsbad Desalination Plant (Estados Unidos): com previsão de término para 2020, a usina terá uma grande capacidade de dessalinização, de até 50 milhões de galões de água por dia, o que representa aproximadamente 190 milhões de litros.
Saiba mais sobre esses e outros temas relacionados à construção civil acessando o nosso site.