Um dos pontos mais importantes em qualquer projeto de construção civil, é a segurança do trabalho. Segundo informações do Anuário Estatístico da Previdência Social, esse é o quinto setor com maior número de acidentes e o segundo em fatalidades, sendo o responsável por 16% das mortes causadas no trabalho do país.
Por isso, para diminuir riscos e impedir que tais problemas continuem neste estado alarmante, algumas medidas de prevenção devem fazer parte da rotina tanto de quem trabalha, quanto de quem é responsável pelos canteiros de obras.
Quais as principais causas de acidentes nas construções civis?
Quedas de nível
Falta de sinalização
Falhas na utilização dos equipamentos
Choques elétricos
Doenças dermatológicas
Medidas de prevenção de segurança do trabalho
Local adequado de trabalho
Atendimento de emergência para os operários
Prevenção de doenças e acidentes
Utilização de equipamentos adequados
-
Óculos de segurança
-
Protetores auriculares
-
Máscaras
-
Luvas
-
Calçados específicos
-
Cabo de segurança
Aquisição de equipamentos de qualidade
Para garantir ainda mais a segurança dos trabalhadores, é essencial utilizar equipamentos de qualidade que diminuem drasticamente o risco de acidentes nos canteiros de obras. Para isso, é necessário atentar-se aos produtos fabricados – e aprovados – de acordo com as normas vigentes de segurança. Alguns equipamentos como os utilizados para elevar cargas e materiais e, os destinados a trabalhos em fachadas, que elevam os trabalhadores, devem conter um sistema de prevenção de acidentes.
Como vimos, boa parte dos acidentes e fatalidades pode sim ser prevenidos seguindo as normas e indicações dos conselhos de segurança do trabalho, afinal, é para isso que eles existem. Garantir um ambiente de trabalho seguro e diminuir os riscos no canteiro de obras é vantajoso para ambas as partes, seja você o empregador ou o operário.
Se você deseja agilizar seus orçamento e garantir a excelência na execução das obras, conheça nosso Software de orçamento de obras e acesse nosso plano grátis.