“Quanto vai custar?” Esta parece ser a pergunta inevitável feita por todos os proprietários de projetos de construção.
Os projetos de construção, por sua própria natureza, podem ser onerosos, tanto financeira quanto logisticamente. No entanto, o sucesso de uma obra, muitas vezes, depende da criação e do cumprimento de um orçamento abrangente. A criação de um orçamento de construção permite que você se prepare para possíveis atrasos na construção, modificações do proprietário, problemas estruturais imprevistos e outros custos ocultos. Um pouco de tempo gasto na estimativa de custos de construção economiza muito tempo (e dinheiro) no final. O planejamento insuficiente é uma das principais razões pelas quais os projetos falham, pensando nisso, esses são alguns dos itens indispensáveis para montar um bom orçamento.
Definindo o orçamento
Custo da terra
Dependendo da localização, o custo da terra pode variar de 10% a mais de 60% dos custos totais do projeto. Ao orçar seu projeto, inclua todos os custos associados a qualquer compra de terreno – o preço de venda, os custos de financiamento, os impostos e as despesas de imóveis. Ao incluir o custo do terreno no orçamento geral, você ajuda os envolvidos a entender seu investimento como um todo e permite que eles acompanhem com mais facilidade a lucratividade geral do projeto.
Custo de construção
Desenvolver uma estimativa de custo de construção é um desafio quando se coloca um projeto em conjunto. É importante não apenas multiplicar alguns custos aleatórios por metro quadrado com o tamanho da construção, mas também pensar um pouco sobre esses números.
Estudar os custos de projetos reais de construções semelhantes pode ser uma das melhores maneiras de começar a desenvolver o orçamento da sua obra. Os custos por metro quadrado para a construção de um consultório serão muito diferentes dos custos por metro quadrado para edifícios residenciais.
Ajuda profissional
Honorários Profissionais
O proprietário conta com uma equipe de profissionais para ajudar a concretizar seu projeto. Esse processo geralmente começa com um arquiteto que estabelece o design e especifica o material.
O método de estabelecer os honorários do arquiteto é tipicamente baseado em uma porcentagem do custo de construção ou uma base de soma fixa. Nos estágios iniciais, pode não haver custo de construção sobre o qual basear as taxas do arquiteto. Pode ser uma boa ideia começar com uma taxa fixa para contratar o arquiteto para ajudar no estudo do projeto.
Mas ao estimar as taxas para o projeto inteiro, faz sentido estabelecer as taxas do arquiteto como uma porcentagem do custo de construção. Os honorários de arquitetura são geralmente chamados de “custos flexíveis”. Esse é um termo contábil de construção para itens de despesa que não são considerados custos diretos de construção. Custos adicionais podem incluir custos de arquitetura, engenharia, financiamento, operações legais e quaisquer outros custos pré e pós-construção. Custos adicionais podem representar uma grande parte de seu custo total.
Material, utensílios e equipamentos
Contingência
Não importa com que cuidado você planeje seu orçamento, há uma boa chance de você perder alguma coisa. Um imprevisto, material adicional ou mesmo problemas de gestão que acabam atrasando o processo de construção são coisas que podem aumentar os custos. Essas situações são impossíveis de prever nas primeiras fases da elaboração do orçamento – mas todas elas têm um custo. A criação de um fundo de contingência ajuda a estabelecer para o seu orçamento uma “apólice de seguro” para as despesas inesperadas que inevitavelmente aparecerão.
O fundo de contingência está lá para arcar com qualquer alteração sem afetar o orçamento geral do projeto. A contingência não é uma conta de despesas e não é para atualizações ou alteração do escopo do trabalho. É estritamente responsável por qualquer coisa que surja no projeto que você não tenha contabilizado. A contingência é geralmente calculada como uma porcentagem do custo de construção e pode variar de 3 a 10%. Uma boa regra é que quanto menos se sabe sobre um projeto, maior a contingência.