Um orçamento bem estruturado é um fator determinante para o sucesso – ou fracasso – de seu projeto de construção. Com essas informações em mão você tem noção do quanto precisará desembolsar em cada fase de desenvolvimento da sua obra, podendo planejar tudo com maior eficiência e antecedência.
-
Edificações;
-
Obras de terra;
-
Construções pesadas;
-
Transportes
-
Montagem e instalação
-
Reforma e decoração
VANTAGENS DE UM BOM ORÇAMENTO
Eficiência
Redução de custos
Controle de recursos
Controle da obra
Garantia de lucro
Maior credibilidade no mercado imobiliário
DIFERENTES ORÇAMENTOS
Avaliação
Um dos primeiros serviços realizados para garantir a viabilidade de uma construção, é a avaliação. Esse tipo de orçamento permite uma margem variável de erro de 20% a 30%. Nessa etapa, deverá ser levado em consideração a área em que o empreendimento será construído, seu acabamento e o Custo Unitário Básico.
Previsão
Agora que você tem uma noção sobre como será a obra, é preciso estimar quanto ela custará. Nessa etapa é aceitável a margem de erro entre 15% e 20% e é levado em consideração o pré-projeto, valores referência de serviços e custos relacionados a obras semelhantes.
Expeditivo
Detalhado
Nessa fase, todos os projetos já foram definidos e finalizados, além disso, os serviços e especificações já foram estabelecidos. Nessa etapa a margem de erro é pequena, sendo aceitável entre 5% e 10%. É levado em consideração o projeto final, projetos auxiliares, especificações da construção, composição de preços, serviços e insumos para cada fase.
Analítico
Esse tipo de orçamento só pode ser elaborado quando todo o planejamento já foi definido. Essa é a etapa mais rigorosa e realista. Nessa fase, a margem de erro deve ser mínima, variando de 1% a 5%, já que qualquer problema pode afetar a construção. Para elaborar o orçamento analítico é necessário levar em consideração todos os projetos, especificações, serviços, composições e insumos precisos e o planejamento geral da obra.