Uma das maiores fontes de dor de cabeça de quem vai reformar ou construir são os constantes atrasos na entrega ou os gastos imprevisíveis do fim da obra.
Quem nunca passou pela situação ou ouviu de um amigo que começou a obra achando que ia gastar um valor e, seis meses após o prazo final, a obra ainda não estava pronta e o custo estava o dobro do previsto?
Alguns imprevistos são inevitáveis, mas a maioria dos problemas que ocorrem no decorrer da obra podem ser facilmente evitáveis se forem respeitadas todas as etapas do projeto.
Quer saber quais são os principais erros que não podem ser cometidos em um projeto de construção civil? Continue lendo este post.
Erros na etapa de planejamento e contratação da equipe
Planejamento falho
É a etapa mais importante, a qual são definidos:
– Custos;
– Responsabilidades de cada parte envolvida;
– Prazo de execução;
– Definição de objetivos e da equipe de execução;
É também a etapa em que ocorre a maioria das falhas do projeto, por exemplo, estipular prazos muito apertados ou subestimar os custos de um projeto.
Por isso, é importante que todas as particularidades da obra sejam levadas em consideração no momento do planejamento, a fim de evitar dor de cabeça futuras.
Aliás é fundamental que, caso tenha dúvidas se o prazo previsto do projeto é possível, conversar com os funcionários responsáveis pela execução de cada uma das etapas e ver se o que está sendo estabelecido no planejamento é possível ser executado.
Falta de definição ou grandes alterações de escopo
É comum que durante a fase de execução o planejamento inicial do projeto venha sofrer alterações, principalmente em virtude de novas ideias ou mudanças a pedido do cliente.
Porém, uma grande falha e não explicar para os clientes que, mesmo pequenas mudanças, podem gerar impactos tanto no custo, como no tempo necessário para que a obra seja concluída.
Além disso, podem gerar mudanças em relação aos objetivos finais da obra. Por isso, é importante que tanto construtor como cliente tenham em mente quais são os objetivos daquela obra.
Para isso, faça uma lista deles para que as alterações permaneçam alinhadas no decorrer da execução e não gere nenhum atraso.
Orçamentos
Na hora de comprar o material necessário para realizar a obra, é importante que se faça uma análise do mercado para descobrir qual dos fornecedores tem o melhor preço.
Realizar a compra de matéria-prima às pressas e sem esta análise pode gerar diversos rombos no orçamento da obra.
O ideal é que se tenha um cadastro das empresas de confiança, onde conste valores, qualidade do produto e prazos de entrega. Com isso, pode gerar uma excelente economia ao valor previamente estipulado.
Invista em mão de obra especializada
Outra parte fundamental da obra para garantir que não haverá imprevistos é contratar mão de obra qualificada e especializada.
A mão de obra é um fator determinante para segurança do empreendimento e garantia de que a obra sairá de acordo com o previsto.
Principais erros na execução
Além dos erros apontados na fase de planejamento da obra, existem outros erros específicos da fase da execução de um projeto de construção civil, entre eles destacamos:
– Não prestar atenção nos detalhes: já imaginou uma cozinha com poucas tomadas para os eletrodomésticos ou uma falha de vedação nas portas e janelas? Para evitar isso, é fundamental que a obra seja acompanhada por engenheiros ou arquitetos experientes;
– Não ter um diário de obras: a fim de assegurar que a execução está de acordo com o cronograma programado, é fundamental que se realiza um acompanhamento diário da obra. Além disso, para que seja possível identificar problemas e falhas na execução.
Conforme podemos perceber os principais erros cometidos em um projeto de construção civil são falhas na gestão e no orçamento da obra.
Para evitar dor de cabeça e manter a sua obra em dia, acesse nosso site e conheça nossos sistema de orçamentos para construção civil.