Saiba como definir o preço de venda da obra

Um dos grandes desafios ao concluir uma obra tem a ver com a precificação. Quanto cobrar pela obra? A viabilidade de um empreendimento depende de um preço justo, com uma margem de lucro que cubra os custos do projeto e traga resultados para a empresa.

Isso significa não apenas cobrir os custos com materiais, mão de obra e equipamentos, que são fatores tangíveis, como também pensar em questões como a localização do empreendimento e o status que o adquirir confere ao seu cliente, ou seja, fatores intangíveis.

Mas como exatamente fazer isso? Continue lendo para saber como definir o preço de venda da sua obra.

O grande desafio: conhecer seus custos

Quanto maior a precisão do seu orçamento, ou seja, quanto maior o seu conhecimento dos custos do seu projeto, melhor será a sua margem de lucro, pois os gastos estarão dentro do esperado.

Errar na precificação pode trazer prejuízos sérios e comprometer a saúde financeira de uma empresa, portanto essa é uma etapa crucial para o sucesso de um empreendimento.

Saber o custo total de projeto requer uma estimativa detalhada descrevendo todos os custos diretos, como mão de obra, encargos trabalhistas, materiais, aluguel de equipamentos, dentre outros.

A melhor forma de acertar nesse momento é contando com algumas ferramentas, como por exemplo a tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

Para simplificar, o SINAPI é uma referência de preços para a elaboração, análise e avaliação de orçamentos no setor de construção civil.

Outras ferramentas são o Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), o software ORSE (Orçamento de Obras de Sergipe) e tabelas de custos e insumos desenvolvidas por secretarias de infraestrutura do governo.

Definindo o preço da obra de um jeito muito mais simples e rápido

A boa notícia é que, no lugar de se debruçar sobre um milhão de ferramentas, você pode encontrar tudo o que precisa em um único lugar: i9 Orçamentos é um software online que vai tornar sua precificação muito mais fácil e rápida.

Nosso banco de dados possui mais de 65 mil preços de insumos e composições, elaborados por empresas e profissionais da área de construção civil que entendem que agilidade na elaboração de orçamentos faz toda a diferença na hora de cumprir prazos e entregar bons projetos.

Com o i9 Orçamentos, é possível orçar qualquer tipo de obra, seja particular ou pública, pois o sistema trabalha conforme as regras do TCU.

Conclusão

Definir o preço de uma obra é extremamente importante porque determina a viabilidade econômica do seu projeto. Ao mesmo tempo em que seu preço precisa cobrir os custos, é necessário estabelecer uma margem de lucro justa.

Para não errar no orçamento e não acabar em prejuízo, no entanto, o principal é ter um bom conhecimento dos custos de obra e, para tal, é preciso ter boas ferramentas com as quais trabalhar.

Com i9 Orçamentos, você calcula seus custos de forma muito mais fácil, rápida e intuitiva, gera listas com todos os insumos da composição e evita erros que podem comprometer a segurança financeira da sua empresa e o sucesso da sua obra.

Ficou interessado? Acesse o site e cadastre-se gratuitamente para testar o sistema.