Scroll Top

Uma das grandes preocupações dos profissionais e clientes ao dar início a um novo projeto é a contratação de mão de obra qualificada para uma construção civil.

Independentemente do projeto, essa etapa é crucial para o desenvolvimento eficaz da obra e para obter o resultado tão desejado.

No entanto, para que isso aconteça, é importante levar alguns pontos em consideração antes de contratar seus funcionários, buscando cuidadosamente por profissionais qualificados e que sejam capazes de atender às suas necessidades.

Pensando nisso, separamos nesse post 6 dicas que o ajudarão a encontrar a melhor mão de obra para o seu projeto de construção civil.

1 – Conheça a equipe que você está contratando

Você não come em uma lanchonete onde não sabe qual a qualidade dos alimentos e serviços prestados, come?

Pode parecer uma péssima analogia, mas ela também serve para a contratação de mão de obra para o seu projeto. É essencial que antes da contratação, você, empregador, analise veemente o quão qualificada essa equipe em questão é.

Não tenha medo de pedir referências de antigos clientes dos profissionais ou empresa escolhida; não existe nada mais sincero do que o feedback de um cliente, seja para o bem ou para o mal. Com a tecnologia a todo vapor, quase todas as empresas e serviços estão online, com isso, é possível verificar a reputação dela na internet.

Pedir por portfólios dos profissionais também é uma opção bem comum. Um portfólio te ajuda a analisar a qualidade do serviço, pois ele é uma comprovação visual dos serviços realizados e também da experiência do profissional.

2 – Trabalhe com prazos

Entregar um projeto dentro do prazo é uma das maiores preocupações tanto para clientes, quando para os responsáveis pela obra. Essa informação deve ficar extremamente clara para os profissionais que serão contratados para serem a mão de obra, pois são eles os responsáveis pelo cumprimento dessa entrega e um atraso pode afetar tudo, até mesmo a credibilidade da empresa.

Sejam funcionários autônomos ou uma empresa especializada, a otimização do tempo é imprescindível para que todos os envolvidos finalizem o projeto satisfeitos!

Por isso, antes de contratar qualquer profissional, estabeleça cronogramas e qual o melhor método de trabalho, dessa forma, é possível acompanhar a evolução da obra e garantir que tudo está dentro do prazo proposto inicialmente.

No entanto, é importante ressaltar que os prazos devem ser realistas e condizente com as condições e métodos de trabalho. Não adianta colocar um prazo curtíssimo, mesmo sabendo que ele não poderá ser cumprido ou será finalizado de qualquer jeito, sem qualidade alguma, certo?

Diante disso, é importante que você repasse ao profissional que será responsável pela obra, todos os detalhes do projeto, dessa forma, ele poderá entender as suas necessidades, preferências, exigências e determinar qual o melhor cronograma para o desenvolvimento eficaz da obra.

3 – Garanta a segurança de todos os envolvidos

Ao contratar seus serviços de mão de obra, tenha a segurança como uma das suas prioridades. Seja um serviço realizado por uma empresa terceirizada ou por funcionários autônomos, é de extrema importância que o cliente esteja presente para fiscalizar as condições da obra e evitar problemas graves que podem ir de processos trabalhistas a acidentes fatais.

Por isso, é importante estar atento à profissionais que entendam a importância da segurança e que estejam de acordo com ela, para que a obra ocorra da melhor forma possível. Todos os profissionais devem ser capacitados com treinamentos para entender o funcionamento dos equipamentos e ter consciência sobre a importância dos equipamentos de proteção, dessa forma, evitando atitudes negligentes e, potencialmente, perigosas.

Ainda, o contratante deve estar atento à validade dos registros dos profissionais que trabalharão na obra, pois registros irregulares podem ocasionar diversos problemas judiciais.

4 – Faça um contrato!

No momento de contratar a empresa que será encarregada pelo projeto da obra, é essencial que um contrato seja assinado, afinal, nele será acordado todas as informações sobre a obra, como prazo de entrega, valores, quantidade de profissionais que atuarão no projeto e etc.

É muito comum que empregadores ao contratar profissionais liberais, deixem essa questão do contrato de lado. No entanto, isso pode tornar-se um enorme problema no futuro. O contrato “boca a boca” é muito popular e útil em alguns casos, porém, ele não oferece nenhum tipo de garantia sobre o serviço, permitindo que alguma das partes ocasionalmente comprometa o andamento da obra.

Por isso, o contrato escrito e registrado é essencial. A complexidade desse acordo varia de obra para obra; obviamente, quanto maior o projeto, maior será a quantidade de serviços contratados e maior o valor acordado.

Com isso em mãos, o cliente tem um documento comprobatório caso seja necessário recorrer à justiça por algum motivo e resolver qualquer imprevisto que possa ocorrer durante a realização da obra.

5 – Revise os termos do contrato antes de assiná-lo

Sempre lemos o contrato antes de fechar qualquer negócio, certo? (Se você não está fazendo isso, deveria!)

O mesmo deve ser aplicado na contratação de mão de obra para sua obra. Leia, releia, revise e atente-se a todos os detalhes contidos no contrato, cuidadosamente e tenha certeza de que tudo o que foi combinado previamente está presente no contrato.

Toda essa atenção é essencial para evitar problemas futuros. Preste atenção aos mínimos detalhes, como os termos sobre a instalação de sistemas hidráulicos, elétricos, acabamentos, etc. Se algo passar despercebido e você assinar o contrato, não poderá recorrer futuramente.

6 – Acompanhe todo o desenvolvimento do projeto

É importante que o cliente acompanhe o desenvolvimento da construção para garantir que tudo esteja saindo conforme o planejado. No entanto, nada de pressionar os envolvidos!

Eles são profissionais qualificados e sufocar os funcionários pode afetar seus desempenhos. E, principalmente, evite mudanças bruscas na obra que podem afetar todo o desenvolvimento do projeto.

Busque entender qual o método de trabalho aplicado pelos profissionais e deixe-os realizar o trabalho para o qual foram contratados. Os incentive para que os melhores resultados sejam alcançados.

Dessa forma, você consegue acompanhar e controlar o desenvolvimento da obra, tendo conhecimento sobre o trabalho realizado, podendo identificar potenciais problemas e atrasos.

Deu para perceber a importância de contratar uma mão de obra eficaz para um projeto de construção civil? Considerando os pontos acima, é possível garantir um bom desempenho dos funcionários e ainda acompanhar o desenvolvimento do projeto, garantindo que tudo saia conforme o planejado!

× Alguma dúvida?