Para que uma obra seja finalizada da maneira almejada, um fator é fundamental: a elaboração de um orçamento. Sem esse planejamento, o projeto fica propenso a mergulhar em uma série de problemas.
Antes de pensar em transformar o papel em realidade, todas as etapas imaginadas precisam ser transformadas em planos de ação. Esses planos, por sua vez, devem ser efetivos e seguir uma ordem de conclusão.
Logo, uma etapa precisa estabelecer uma boa coesão com a outra. Caso contrário, existe o risco iminente de comprometimento dos prazos apontados pelo projeto. Além disso, uma obra iniciada sem um bom planejamento orçamentário tende a se tornar mais cara do que deveria.
Certamente, nenhuma das pessoas envolvidas deseja que isso aconteça. Interessado em saber como fazer e por que a criação de um orçamento reduz os custos de uma obra? Continue a leitura para descobrir!
Como é feito o orçamento de uma obra?
A fim de entender melhor como orçamento torna a obra mais econômica, convém abordar os aspectos usados planejamento. Basicamente, você precisa saber que a finalidade do orçamento consiste em prever os custos atrelados àquela construção. Para tanto, deve-se compreender as tarefas de:
-
avaliação e determinação do material a ser utilizado na obra;
-
levantamento do custo total dos recursos necessários.
-
aquisição de materiais;
-
pagamento de mão de obra especializada;
-
compra ou aluguel de equipamentos.
Além disso, observe que o planejamento orçamentário deve se amparar em 3 pilares. O primeiro deles se refere ao caráter de suposição dos gastos. Afinal, tudo é feito com base em estimativas. O segundo pilar corresponde ao grau de especificidade da obra. Afinal, cada uma delas possui singularidades e gastos diferentes.
O terceiro pilar diz respeito a algo que pode passar despercebido: a temporalidade. Nesse caso, é importante lembrar que os preços de cada material ou equipamento podem ser reajustados. Os próprios impostos associados a esses elementos podem sofrer alterações ao longo do tempo.
Daí a importância de planejar com antecedência e minuciosamente todos os materiais a serem utilizados. O ideal é que tudo esteja disponível muito antes do início das obras. Eventuais esquecimentos podem, literalmente, custar caro ao empreendedor do projeto.
Já é possível compreender por que o orçamento pode deixar a execução de uma obra menos onerosa. Existem ainda outros benefícios financeiros relacionados a esse planejamento financeiro.
Como você viu, o orçamento prevê a efetivação de algumas medidas básicas. Os benefícios ligados a um planejamento bem pensado e executado são diversos.
Aquela relação prévia de materiais diminui drasticamente as chances de exageros quanto às quantidades. Se bem feito, o cálculo aproximado deve apresentar um total bem perto da real necessidade daquela obra.
Mesmo que o desperdício aconteça, ele será bem reduzido, insuficiente para causar um impacto significativo no caixa da construção. Assim, não há a necessidade de se preocupar com gastos de última hora.
Por que o orçamento concede tempo para readequações de planejamento?
O controle sobre os itens elencados também passa a ser mais eficaz. O contratante dos serviços de levantamento da obra pode ficar despreocupado quanto a quaisquer exageros. Ele terá a certeza de que o contrato será preservado — sem surpresas.
Com essa organização, item substancial quando se trata de construções, fica mais fácil para o cliente avaliar cada elemento listado. Existe a possibilidade de ele entender que o orçamento da obra ficou muito acima do que está disposto a gastar.
Diante dessa circunstância e com todo o planejamento em mãos, o responsável direto pela obra pode apresentar alternativas viáveis. A organização propicia o tempo necessário para a realização dessas alterações e ajustes finos.
Perceba que até essas modificações devem estar previstas e que todo o processo antecede o início da construção da obra. Assim, se necessário o cliente terá tempo até para organizar a sua própria vida financeira. Uma situação comum é a programação para pedir e pagar um empréstimo junto a um banco.
Como o orçamento de uma obra ajuda a precisar o valor imobiliário?
Outro fator relevante inerente ao orçamento da obra é o valor real dela. Ao seguir os passos do orçamento, o custo real da construção deixa de ser um dado incerto ou imprevisível.
Por sinal, esse é um problema característico das obras destituídas de um planejamento orçamentário. Ao término do processo, todos ficam insatisfeitos com os resultados. Por um lado, os clientes reclamam da falta de transparência. Do outro, a empresa encarregada da obra mancha sua reputação no mercado.
Cumprimento do prazo
Um transtorno grave que aflige muitas pessoas é a espera pela conclusão das obras solicitadas. Em alguns casos, o atraso pode chegar a meses. A elaboração orçamentária também ajuda nesse quesito.
Com todos os materiais e a mão de obra disponíveis, tudo o que resta a fazer é seguir o cronograma. Se houver prorrogação do prazo, ela será mínima.
Some-se a todas as vantagens mencionadas a possibilidade de se criar um histórico. Esse histórico demonstra certos padrões, associados à confecção de cada orçamento.
Há uma lista de insumos que se repetem na construção de inúmeras obras. A visualização desses materiais pode ser simplificada e antecipada. Quanto maior esse grau de antecipação, mais organizada e completa será a obra.
Com o passar do tempo, os orçamentos demonstram quais são os pontos em comum entre as obras. Isso amplifica a capacidade de previsão de gastos. Com experiências anteriores similares, já se tem uma boa ideia do que virá pela frente. Naturalmente, isso também se aplica aos recursos financeiros exigidos para a conclusão de cada obra.
Uma excelente maneira de realizar o orçamento de uma obra é por meio de um sistema online. Sim, exatamente! Existem plataformas que possibilitam o planejamento completo dos gastos vinculados a uma construção.
No site certo, a elaboração de um orçamento de quaisquer construções (desde galpões a residências) se torna uma tarefa descomplicada. Ao término, basta baixar o orçamento em um arquivo que pode ser acessado por um programa de planilha eletrônica. Simples e direto, não?