Scroll Top

Na construção civil, ter um orçamento bem planejado e executado é fundamental para o sucesso da obra. Porém, infelizmente no Brasil, atrasos na entrega de projetos muitas vezes são encarados com naturalidade, sendo assim, quem costuma gastar sem pensar, normalmente será aquela pessoa que mais vai sentir as dores de cabeça. Para evitar isso tudo, entenda a real importância do acompanhamento e do controle no orçamento de obras de construção civil.

De maneira objetiva, para atender a todas as etapas de uma obra, a criação de um orçamento precisa trazer além das informações financeiras, as informações físicas do desenho. Porém, apesar de parecer algo simples, a elaboração errada desse documento continua sendo um dos grandes responsáveis pelas interrupções e atrasos tanto de projetos comerciais quanto de construções residenciais.

Qual a importância de fazer um orçamento de obras?

Apensar de muita gente ainda não enxergar a importância do acompanhamento e do controle no orçamento de obras de construção civis é através dele que o planejamento dos empreendimentos como um todo se tornam mais assertivos.

Ele possibilita ter maior controle da obra, evita o desperdício de materiais permitindo a criação de uma boa base de composições e insumos, traz mais credibilidade e confiança para o projeto e, no caso de empreendimentos comerciais, garante mais rentabilidade na hora de criar preços e executar vendas.

Para se ter uma ideia de como isso é essencial para andamento de uma obra, uma pesquisa realizada em 2016 pela consultoria Deloitte, junto às construtoras, mostrou que em média 21,7% do custo total de diferentes tipos de empreendimentos são resultado de desvios e atrasos no orçamento. Além disso, hoje, 22% das reclamações sobre habitação que chegam a Secretaria Nacional do Consumidor têm alguma relação com contratos e orçamentos.

A importância da cotação de materiais nos orçamentos

Assim como nos projetos comerciais, nas obras residenciais os custos com matérias são os grandes responsáveis por exceder verbas previstas por isso, tanto para escolher o produto mais barato quanto para evitar desperdício de matéria-prima é importante fazer uma boa cotação de materiais.

Atualmente, o uso de softwares de gestão, algo já muito utilizado por grandes empresas da construção civil, se tornou acessível para mais pessoas ajudando elas na organização de planilhas de compras e controle de custos.

Porém, é preciso entender que para criar um orçamento de obras que seja eficiente, é necessária muita pesquisa e dedicação por isso, antes mesmo de sair as compras, tenha em mente exatamente o que você precisa cotar, crie um padrão de consultas e propostas de materiais, defina critérios rigorosos de qualidade e prazos de entrega, busque referências de fornecedores e, o mais importante, compre apenas o que você precisa para o projeto.

Isso tudo parece ser algo muito básico e simples, mas é justamente por falta de atenção a esses importantes detalhes que, em geral, uma obra pode demorar mais do que o necessário ou até mesmo extrapolar os valores previstos.

É justamente por este ser um ponto essencial para o sucesso de qualquer empreendimento que hoje em dia, principalmente para as grandes empreiteiras e escritórios de arquitetura, é comum a criação de uma equipe especializada tanto na cotação de insumos quanto no monitoramento rigoroso dos planejamentos de custo e de execução de obra.

Engenharia de custos

Todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez, a frase “tempo é dinheiro”, porém, quando se trata de obras a falta tanto de um quando de outro pode representar o fim de um sonho, a deterioração de um projeto inacabado ou a perda de todo o dinheiro já investido. E é justamente para evitar que isso aconteça que surgiu a engenharia de custos.

Este é um seguimento dentro da engenharia civil que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil exatamente por ser uma área que entende a importância do acompanhamento e do controle no orçamento de obras de construção.

Hoje, seja na construção de casas, condomínios ou grandes complexos, o engenheiro de obras vem sendo cada vez mais incorporado nas diferentes etapas do clico de vida de um empreendimento, pois ele se tornou o profissional responsável por elaborar o orçamento base do projeto, as planilhas de custo, assim como as taxas horárias para a elaboração dos preços de venda.

Além disso, durante a obra, está será a pessoa responsável por realizar toda a análise econômica financeira, a estimativa de gastos, transporte, a gestão de funções e projetos, a programação, o controle de mudanças, planejamento e programação, cuidará da aplicação de princípios científicos e, principalmente, ficará a cargo desse profissional monitorar o desempenho e todos os custos do cronograma.

Utilizando softwares de criação de planilhas e de sistemas de gestão inteligentes (ERP) e contar com a ajuda de um profissional no processo de elaboração de orçamento, independentemente do tamanho da obra, são fatores que vêm se tornando cada vez mais importantes para o sucesso de projetos.

Como simplificar o orçamento?

Muitas vezes a elaboração de um orçamento é deixada de lado, principalmente em obras de pequeno porte ou de baixo custo, por demandar tempo, pesquisa e dedicação para as melhores escolhas, comprar os melhores materiais e contratar os melhores profissionais. Porém, atualmente, já existem ferramentas que ajudam você a tomar essas decisões de forma mais rápida e, principalmente, segura.

Por exigência do mercado, que se torna cada vez mais competitivo, construtoras, escritórios de arquitetura, engenheiros e outros profissionais do setor estão sempre buscando formas de otimizar os processos e melhorar métodos de planejamento de forma a reduzir custos sem prejudicar a qualidade da obra que será entregue.

Atualmente, existem diversas metodologias que são aplicadas para conseguir esse objetivo, mas com os avanços da tecnologia e a criação de novos sistemas de orçamentos, ter ao seu lado um software de orçamento é a melhor maneira de conseguir elaborar um bom planejamento – seja para projetos comerciais, seja para construções residenciais.

Então, agora que você já descobriu a importância do acompanhamento e do controle no orçamento de obras de construção civis é só se organizar e colocar em prática o seu projeto dos sonhos.

× Alguma dúvida?