A inovação como ferramenta de redução de custos no setor da construção civil

Atuar num setor competitivo como o da construção civil exige constante atualização. E apostar na inovação é a melhor escolha para a redução de custos e para manter-se bem posicionado diante dos seus concorrentes e entregar serviços com muita qualidade para seus clientes.

Inovação na construção

O caminho para ser mais eficaz em ter uma importante redução nos custos empregados é desenvolver ou implementar:

  • Novas tecnologias;
  • Materiais;
  • Sistemas;
  • Conceitos.

Como utilizar a inovação como ferramenta para redução de custos

De acordo com a consultora multinacional Mckinsey, a indústria da construção no Brasil é uma das que têm o pior índice de digitalização e tecnologias empregadas no setor, o que gera um desperdício de 25% dos materiais e ocupa de forma improdutiva até 70% dos colaboradores das obras, tanto no canteiro quanto nos setores administrativos.

Algumas das possibilidades de utilização da tecnologia para a redução de custos são:

Rastrear equipamentos e recursos

Inventariar de forma prática, integrada e online os seus recursos e ferramentas, por meio do catálogo digital.

Leitores de códigos de barra já não são mais uma exclusividade dos supermercados. Atualmente, são amplamente utilizados em controles de estoques e estão provando sua eficiência ao serem empregados também no setor da construção civil.

Por meio dessa tecnologia, é mais seguro fiscalizar as ferramentas no ambiente de trabalho. Os trabalhadores conseguem indicar qual equipamentos estão utilizando ao longo do dia, o início e o fim do uso. Essa atitude muito simples reduz os gastos com peças perdidas, desviadas e quebradas.

O mesmo sistema pode ser aplicado para indicar a utilização de materiais, quanto está sendo utilizado, se corresponde ao pensado no cronograma, quanto, quando e se serão necessárias novas compras.

Drones e impressão 3D

Pode parecer assunto de ficção científica, mas já é uma realidade o uso de drones para minimizar o tempo e os deslocamentos em grandes canteiros de obras.

Utilizar um drone em sua obra permite aos gerentes observarem, de forma ampla e geral, a movimentação do canteiro, onde estão os pontos críticos, quais são os riscos e as possíveis melhorias, o que impacta diretamente a redução de custos.

Já as impressoras 3D, embora ainda tenham algumas limitações, permitem que sejam desenvolvidas soluções práticas para situações muito especificas, como produzir uma peça, por exemplo.

Além disso, reduzem o desperdício de materiais e auxiliam no desenvolvimento de projetos mais sustentáveis.

Sistemas de construção civil

Os softwares pensados para as necessidades particulares do mercado de construção civil são um dos principais caminhos para a economia eficiente. Estes sistemas são um grande aliado para reduzir os custos e otimizar o tempo de uma obra.

Sistemas que analisam e fazem orçamentos, auxiliam no gerenciamento de pessoal, recursos e tempo e no final agilizam a obra como um todo.

Os sistemas possibilitam uma gestão mais inteligente de toda a obra e disponibilizam facilidades para:

  • Gerenciamento de compras;
  • Contratações;
  • Gestão de contratos;
  • Assistência técnica;
  • Recebíveis;
  • Contratos com empreiteiros;
  • E mais.

SOFTWARE ONLINE DE ORÇAMENTOS

Conheça nosso sistema de Orçamentos de Obra online e grátis, nele podes elaborar qualquer tipo de orçamento com a tabela e preços atualizadas (SINAPI, SICRO e ORSE).

Sistema i9 Orçamentos

Related Posts