Descarte de resíduos na construção civil: entenda como esse processo funciona

O descarte de resíduos na construção civil é uma preocupação vital, não importa qual seja o tamanho da sua obra. Com a atenção cada vez maior dada ao meio ambiente e a sustentabilidade, é preciso fazer o descarte corretamente, de modo a evitar poluir certas áreas.

Portanto, se você tem dúvidas sobre como fazer o descarte de resíduos na construção civil, fique atento a este post. Muitas vezes, os resíduos não têm um local ideal de descarte imediato, portanto, confira qual é a melhor forma de fazê-lo.

Resíduos na construção civil

Como reciclar os resíduos na construção civil?

Para quem busca o que fazer com os resíduos na construção civil, existem duas grandes opções. A primeira é a reciclagem. Naturalmente, este é um processo que traz benefícios econômicos e ecológicos para a obra e para o meio ambiente.

Por exemplo, por meio desta prática, é possível transformar certos materiais em pisos. Com isso, resíduos sólidos são descartados em menor quantidade no ambiente.

Porém, é necessário haver uma forte contribuição dos colaboradores na obra. O primeiro objetivo de qualquer processo de descarte ou reciclagem de resíduos é fazer uma separação no momento do uso, de modo a facilitar a coleta e o descarte adequado de cada um.

Esta é a maior dificuldade em relação a este tema, e é algo que deve ser implementado desde o início do projeto.

Como funciona o processo de descarte de resíduos na construção civil?

Em casos em que a reciclagem não é uma opção, o gestor da obra tem algumas opções em relação a como fazer o descarte de resíduos na construção civil. Nem todos estão disponíveis em todas as cidades, por isso, é interessante consultar as opções com a prefeitura local.

O mais simples, é a coleta convencional, que costuma ter um limite de entulho que pode ser descartado por dia. Neste caso, o próprio gestor precisa fazer a separação e acondicionamento destes fragmentos. E, se o limite for superado, é preciso lidar com o entulho de forma independente.

Outra opção são os ecopontos, que são pontos de entrega voluntária. Também tem um limite a ser entregue e aquele que está produzindo também tem a obrigação de fazer a segregação prévia.

Por fim, a última opção é a contratação de uma empresa especializada no assunto. É um serviço pago, mas que pode valer a pena.

O que todas estas opções têm em comum é que os produtores dos resíduos precisam se organizar para separar os resíduos de acordo com as normas de descarte da sua cidade. Portanto, o descarte de resíduos na construção civil é feito da seguinte forma:

  1. Consulte a prefeitura da sua cidade e as normas regulamentadoras para conferir como é feito o descarte de cada resíduo usado na obra;

  2. Considere as opções disponíveis e escolha a mais eficiente;

  3. Dedique parte do escopo do projeto para o descarte;

  4. Prepare a equipe para fazer a separação dos resíduos de forma imediata, de modo a ser mais eficiente.

É claro que tudo isso custa dinheiro e precisa fazer parte do orçamento. Tanto a contratação de uma empresa especializada quanto o descarte feito pelos próprios profissionais custam tempo e dinheiro. Portanto, é preciso fazer parte do projeto e dos custos do mesmo.

Caso queira contar com ajuda para tornar o orçamento ainda mais simples, confira o nosso site e conheça nosso software de orçamento de obras.