5 motivos para você investir em um sistema para elaborar orçamento de construção civil

O mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e, com isso, é preciso ser um bom profissional e apresentar sempre novidades para se destacar. É claro que, além de um serviço de qualidade, é preciso também procurar pelas melhores condições financeiras, de modo que a obra seja viável.

Diante disso, começar qualquer construção sem nenhum planejamento é a mesma coisa que declarar o seu insucesso, afinal, outras tantas construtoras estarão à sua frente com um sistema de ajuda e um orçamento para a obra. Uma construção bem feita não começa propriamente no alicerce, mas sim, no seu planejamento. É ele quem vai decidir todas as etapas e garantir um bom resultado, tanto em qualidade como em economia.

É muito comum ver profissionais reclamando da falta de retorno financeiro em suas obras quando chegam à etapa de finalização. Isso acontece justamente pela falta de organização e planejamento, afinal, quando o orçamento é feito corretamente, já é possível até mesmo definir o preço desse empreendimento para venda.

Ou seja, fazer o planejamento corretamente e se dedicar nessa fase é o grande segredo para conseguir uma obra de alto padrão, com a economia necessária para torná-la viável para a sua construtora.

Quer saber mais sobre as outras vantagens que um bom planejamento traz para a sua construtora e para o seu trabalho? É só continuar lendo esse artigo!

Por que investir em um sistema que ajuda a elaborar o orçamento da construção civil

Como dissemos anteriormente, vamos apresentar os benefícios que um bom orçamento gera para a sua construção. Confira:

1. Você consegue “enxergar” a obra com mais facilidade e precisão

Quando você se propõe a fazer o orçamento da sua construção, já está facilitando significativamente o seu planejamento, o qual se divide em três etapas.

A primeira delas se refere ao planejamento do prazo que a construção levará para ficar pronta e levantar os custos aproximados. É nessa primeira etapa que você já terá a noção se vale a pena continuar nesse empreendimento ou ele se tornará inviável por conta dos altos custos.

A segunda etapa do planejamento se refere a um orçamento mais detalhado, que colocará “na ponta do lápis” todos os custos que poderão aparecer ao longo da obra. Assim, tudo ficará sob controle e você consegue evitar que falte algum material ou recurso necessário durante a construção.

E a terceira etapa se refere ao uso de um sistema de gestão específico para a construção civil. Esses sistemas são de grande serventia e valem muito a pena, uma vez que, além de evitar grandes problemas financeiros, ajudam a controlar de maneira efetiva o andamento da obra e manter o cronograma em dia.

2. Menos desvios de recursos

Outro benefício de fazer o orçamento da obra e utilizar um sistema para isso é que você consegue definir previamente tudo o que será necessário para o bom andamento do empreendimento. Ou seja, você saberá exatamente o quanto de material será necessário comprar e o valor dos serviços que serão contratados.

Fazer tudo isso manualmente, como é de costume, é extremamente trabalhoso e é um gatilho muito fácil para que você pule essa etapa tão importante. Por isso, voltamos a reforçar da relevância de utilizar sistemas de ajuda, que lhe ajudarão a levantar todos os gastos diretos de forma muito mais prática e eficaz.

3. Controle no canteiro de obras

Se você já fez alguma obra sem planejamento, deve ter percebido o quanto atrapalha o excesso de materiais no canteiro de obras desde o começo, sendo que boa parte desses poderiam ser comprados depois. Então, essa é mais uma razão para fazer o planejamento a partir de um sistema de gestão e elaborar o orçamento, assim como o controle no canteiro de obras.

São diversos fatores que podem ser planejados a partir de um sistema e que fazem total diferença no canteiro de obras, mas vamos falar apenas de um desses fatores: a contratação de equipamentos. Uma hora ou outra, será necessário contratar um equipamento para a obra e, então, você se deparará com duas possibilidades: contratar por hora ou por um valor fixo.

Se não houver o planejamento e o orçamento feitos com antecedência, você corre o risco de contratar por hora e ter que renovar o contrato, aumentando os seus gastos. Da mesma forma que pode contratar um equipamento por um valor fixo maior e usá-lo em pouco tempo, pagando por um tempo além do que seria necessário.

Com o sistema de gestão, você consegue até definir por quanto tempo será necessário o equipamento em sua obra e, assim, pagar somente o necessário, sem desperdício.

4. Maior rentabilidade nas vendas

Falamos lá no início do artigo que logo na primeira fase do planejamento já é possível identificar se a obra é rentável e se vale a pena ser executada. Outro benefício então é a maior rentabilidade desse empreendimento nas vendas, pois é possível planejar e orçar os melhores preços para garantir um lucro mais significativo lá na frente.

O sistema de ajuda permite que você crie o seu cronograma financeiro e controle os gastos, conseguindo assim ter mais visibilidade de onde pode economizar mais para ter lucros ainda maiores.

5. Maior credibilidade no mercado

E, por fim, outro grande benefício em utilizar um sistema de ajuda e desenvolver o orçamento da construção civil é que você consegue maior credibilidade no mercado. Como dissemos, o ramo da engenharia civil está cada vez mais competitivo e é preciso desenvolver um trabalho de qualidade para se destacar.

Muitos engenheiros e construtoras acabam entrando em situações desagradáveis, como o rompimento de contrato e até mesmo a devolução do imóvel por falta de planejamento. Além dessas situações, há quem ainda tenha que pagar multa e indenização por atraso nas obras, o que acontece quando não há um bom planejamento.

Portanto, mais do que nunca, é hora de usar a tecnologia a seu favor e aproveitar desses recursos como os nossos sistemas para orçamento da construção civil. Quer saber mais sobre esse assunto e conhecer a nossa empresa? Acesse nosso site!