4 mitos e verdades sobre o setor da construção civil que você precisa conhecer

A construção civil é frequentemente envolta em mitos que acabam criando uma ideia errada desse setor tão fundamental para a sociedade.

Nesse artigo procuramos esclarecer a realidade sobre diversas afirmações feitas por pessoas, que conhecem ou não a área. Então veja 4 mitos e 4 verdades sobre o setor de construção civil.

Mitos

A construção civil pratica capitalismo selvagem

Um mito muito comum devido ao fato de que há, sim, empresas (grande parte do setor imobiliário) que utilizam medidas agressivas nos negócios. Contudo, é importante entender que essas empresas são uma minoria. Além disso, há regras para a prática da construção civil em todas as cidades, e de uma maneira geral, as obras são feitas por empresas que lutam para praticar o bom capitalismo.

A construção civil prejudica o meio ambiente

Houve um tempo que era comum devastar o meio ambiente para a criação de obras. Mas hoje, as obras são pensadas levando em consideração cada aspecto do bem-estar humano e da natureza.

O orçamento da obra não é tão importante quanto a execução

O orçamento é o primeiro passo para ter um bom projeto com base no dinheiro disponível. Não adianta excelentes materiais e profissionais de alto nível se, no meio da obra, faltarem recursos.

Construção é um “poço sem fim” de dinheiro

É comum ouvirmos que toda obra gasta mais que o planejado, e por isso há tantas obras inacabadas. Segundo as pessoas que sustentam esse argumento, não vale a pena se dedicar muito ao planejamento do orçamento, porque sempre você irá gastar mais.

Não existe tal fatalidade, pois se a obra gasta mais do que o planejado é porque houve algum erro possível de identificar. Um planejamento bem amarrado impede que a obra seja um “poço sem fim” de dinheiro.

Verdades

Não é preciso faculdade para trabalhar na construção civil

Eis um setor que possui os mais variados tipos de profissionais. Um engenheiro precisa, evidentemente, passar pela faculdade, mas o mesmo não acontece com grande parte dos cargos. Trata-se de um ambiente muito amplo para os trabalhadores.

A tecnologia está tornando obras mais rápidas

A construção civil é um dos setores que mais se beneficia da tecnologia. Além do desenvolvimento da robótica, que auxilia os projetos com mecânica de alto nível, a tecnologia de software leva facilidade para o trabalho. Os benefícios vão do planejamento de orçamento à gestão das operações, bem como na análise de dados.

A construção civil é cada vez mais sustentável

Do mesmo modo que existem os alarmistas, que acreditam que a construção civil é inimiga do meio ambiente, há os otimistas. E esses estão certos quando dizem que os projetos cada vez mais incorporam sustentabilidade. Além de a consciência ambiental ter aumentado, os novos profissionais e empresas entendem que uma abordagem ambientalista é um valor a mais para o negócio.

O setor está crescendo

O setor experimenta um grande crescimento devido à retomada da economia nos últimos meses. Por isso, haverá mais investimentos na área, o que irá beneficiar empresas, trabalhadores, governos e a população que busca por melhores moradias, pois terá mais ofertas no mercado.

Para ter auxílio na sua obra, entre em nosso site e conheça nosso sistema de orçamentos.