Indicadores de desempenho: saiba como eles podem ser utilizados nas obras

O processo de execução de uma obra é complexo e requer muita organização, para que o resultado final saia de acordo com o planejado. Para isso, os índices de desempenho atuam como ferramentas imprescindíveis que ajudam a minimizar os riscos de falhas, evitando assim, possíveis prejuízos futuros.

i9 Orçamentos

Esses índices orientam no estabelecimento de metas, cumprimento de prazos, controle do fluxo de trabalho e, principalmente, possibilita que novas estratégias sejam definidas quando houver impossibilidade de alcançar determinados objetivos.

Mas, quais são os principais índices de desempenho?

Principais índices de desempenho

Os principais índices de desempenho usados em obras são: Índice de Desempenho de Qualidade (IDQ), Índice de Desempenho de Segurança (IDS), Índice de Desempenho de Custo (IDC), Índice de Desempenho de Processo (IDP) e Índice de Desempenho de Aquisições (IDA).

O Índice de Desempenho de Qualidade (IDQ) ajuda na análise da qualidade da obra, a começar pelos materiais. Dessa forma, o gestor acompanha as notas fiscais, se estão de acordo com o pedido e se todos os itens e materiais atendem às necessidades da obra.

Mas não se resume apenas a isso. O IDQ avalia a qualidade de tudo que engloba o projeto como um todo, dos materiais à mão de obra, o que possibilita ao responsável identificar o que pode ser melhorado por meio de dados concretos.

O Índice de Desempenho de Segurança (IDS) indica dados relacionados a acidentes na obra em período determinado. O IDS é fundamental, por garantir a segurança dos trabalhadores, visto que esse é um risco de quem trabalha em canteiro de obras.

Dessa forma, é possível analisar também o cumprimento das normas de segurança, garantir um maior acompanhamento das exigências de segurança, estabelecer melhorias e ações que ajudem a evitar contratempos durante a execução da obra.

Não menos importante, está o Índice de Desempenho de Custo (IDC). Por meio dele, é possível verificar como os recursos estão sendo utilizados na obra e se estão de acordo com o planejado, ou seja, o orçamento previsto e o disponível. Assim, pode-se estabelecer ações e práticas, para que os recursos sejam utilizados da melhor maneira.

O Índice de Desempenho do Projeto (IDP), por sua vez, também é uma ferramenta de muita utilidade numa obra por apontar se o andamento da obra segue o que consta no cronograma estabelecido previamente, para que não ocorram atrasos no projeto.

Já o Índice de Desempenho de Aquisições (IDA), avalia os custos dos recursos adquiridos e o consumo, permitindo a identificação de possíveis falhas na execução da obra e, consequentemente, o planejamento de ações que possam reverter esse quadro.

Conclusão

Sendo assim, os índices de desempenho são fundamentais para que uma obra seja realizada da melhor maneira, dentro do tempo estimado e com o mínimo de prejuízos, por possibilitar um planejamento abrangente da gestão da obra e detalhamento de todos os processos por meio de dados e informações precisa.

Quem se preocupa com a implantação dos índices de desempenho, tem grandes chances de se destacar no mercado, visto que são poucos os que de fato se atentam para esses indicadores.

Para saber como implantar esses índices de desempenho na sua obra, visite o nosso site e conheça mais.