Como um software pode organizar o departamento de orçamentos da sua construtora

Para conseguir concluir um projeto de obra, sem correr riscos e acabar faltando capital no meio do projeto, é imprescindível uma boa organização, correto?

Para realizar orçamentos e conseguir uma previsão assertiva dos gastos que serão realizados, antes mesmo de iniciar a obra, é a melhor maneira de ter a certeza que sua obra poderá ser realizada a partir dos recursos que estão disponíveis. Todo e qualquer orçamento depende de inúmeras variáveis, e é exatamente por isso que acaba se tornando uma das partes mais difíceis no momento de planejar seu projeto.

É preciso entender que o orçamento precisa ser o mais próximo da realidade possível e igualmente maleável, para que se possa realizar diferentes alterações durante todo o desenvolvimento de uma obra. E como todo planejamento, não é uma das tarefas mais fáceis, então nada melhor do que dicas para você entender como um software de gestão de obras, poderá auxiliar no momento de realizar orçamentos mais precisos. Confira.

Analisando os erros mais recorrentes em todo orçamento

No momento de efetuar um orçamento, por mais que já se tenha todos os pontos organizados, é muito comum se deparar com erros que em sua grande maioria, acabam passando desapercebidos. Porém, impactam completamente em todo o andamento de uma obra.
Isso ocorre porque as informações que estão neste orçamento estão fundamentadas somente no chamamos de tomada de decisão. Até porque, se não tiver dinheiro suficiente para investir, a obra infelizmente não poderá ser realizada.

O primeiro erro que mais ocorre, é sempre desconsiderar o orçamento, e mesmo que ele seja o mais simples de se consertar. Independente da obra ser de pequeno porte e mesmo que dinheiro não seja um problema, quando se efetua um bom orçamento, a obra pode se deparar com muitos desperdícios. E acabar fazendo com que uma obra barata e pequena acabe se tornando um grande investimento desnecessário.

No momento de tomar qualquer tipo de decisão, é necessário compreender muito bem quanto de capital será necessário investir, se a obra irá caber ou não em seu orçamento e claro, se irá valer a pena investir em determinados itens, analisando o projeto como um todo. Por exemplo, uma simples sala que tenha sido projetada para um número menor de pessoas, é interessante instalar um ar-condicionado que tenha potência mais baixa ao invés de colocar um ar-condicionado extremamente potente. E investir mais dinheiro em cadeiras ainda mais confortáveis para utilização.

Orçamentos realizados antecipadamente permitem uma visão muito mais estratégica no âmbito gerencial dos recursos que serão oferecidos para os clientes. Através de um budget bem formulado, você poderá se sentir muito mais confiante até o fim de sua obra.

O erro de utilizar o mesmo orçamento para todo e qualquer tipo de obra

Para se efetuar uma estimativa sobre os valores que serão gastos em uma obra, será possível através da quantidade de metros quadrados que a obra ocupará com a utilização do Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB).
Dessa maneira é possível chegar a um valor próximo, onde poderá ser utilizado como base, mas não se pode dispensar diferentes cálculos e ainda mais apurados para a definição total do valor de um projeto.

Todo e qualquer projeto possui condições diferentes, e é necessário o desenvolvimento de um orçamento mais detalhado, para chegar a um valor real. Para isso é necessário levar em consideração todas as particularidades do projeto. Isso envolve toda a logística, o tamanho do terreno, o que será gasto com transporte de materiais e etc.
É através de um orçamento maleável que poderá se obter previsões muito mais próximas da realidade.

Fugindo do orçamento focado só no canteiro de obras

A maioria dos cálculos de orçamentos se restringe somente à obra. Porém, é preciso compreender que existem outras funções de âmbito burocrático, que certamente irão precisar de investimento e podem interferir no valor planejado do orçamento inicial.

Alguns exemplos:
• Efetuar a gestão do estoque para entender quais materiais precisarão ser comprados mais de uma vez;
• Incluir a logística de acesso para o canteiro de obras e a viabilidade do transporte de materiais;
• Estar atento se todos os contratos do terreno estão em dia;
• Se manter atento a qualidade dos materiais que serão utilizados e quais as reais necessidades dos mesmos para a obra em geral.

Vantagens obtidas através de um bom orçamento para sua obra

Quando você realizada um bom orçamento, você terá inúmeras vantagens para sua obra, dos quais podemos destacar:
– Qual será o custo para execução da fundação;
– Valores de ferramentas e equipamentos que serão utilizados na obra;
– Valores de toda a preparação do terreno;
– Custos realizados com contratação de mão de obra;
– Prazos reais para todas as etapas da obra;
– Valores das taxas de remunerações da construtora;
– Todos os custos incluindo desde projeto arquitetônico, ambiental, elétrico, estrutural, prevenção de incêndios, hidrossanitários e etc.
– Valores com os custos de licenciamento e regularização da obra;
– Quais as condições de pagamento e se existe a possibilidade de financiamento dos seus gastos;
– Cálculos de BDI – benefícios e despesas indiretas;
– Cálculos de ROI – retorno de investimento;
– Possui um cronograma organizado de sua obra;
– Planejamento de vendas conciso.

Para isso você precisa de um bom software de gestão de obra. E o ideal é que primeiramente, ele possa entregar a você uma experiência muito mais amigável do que o tão conhecido Excel. Um bom software de gestão de obra poderá lhe dar uma visão geral de todo o seu projeto, disponibilizando espaços para poder compartilhar, catalogar e organizar todos os orçamentos e de todas as etapas do seu projeto. E o melhor, impedindo que informações importantes se percam durante toda a realização da obra.

Outro ponto interessante, é que um bom software de gestão de obras irá lhe relembrar de tudo que deverá ser contabilizado em seu orçamento, possibilitando escolher o que realmente vai entrar ou que irá sair de sua obra. Analisando todos os valores encontrados, para cada um dos itens e como deverá ser feita a decisão de escolha através dos preços encontrados.

É possível auxiliar no controle dos gastos totais, exibindo quais foram os valos já gastos e o quanto ainda resta em seu caixa. Através de um controle deste tipo, você terá uma melhor projeção total de custos e vai saber se será possível continuar dentro do orçamento inicial e o que poderá ser realizado para que o mesmo seja ultrapassado.

Converse com um de nossos consultores para obter maiores informações sobre nosso software de gerenciamento de obras.