É fato que o mercado de construção civil pode gerar um lucro enorme. Um simples projeto, quando bem desenvolvido (orçamento bem definido, obra bem acompanhada etc.), é capaz de garantir um lucro de milhões de reais. No entanto, para garantir lucro na sua obra, é fundamental adotar algumas ações.
A seguir, apontamos quais atitudes você deve tomar para garantir o lucro na sua obra. Veja!
Estime seu lucro em sua obra de construção civil
Para garantir o lucro na sua obra, a primeira coisa que você precisa fazer é estimar o lucro que você ganhará com seu projeto de construção civil. Vale acrescentar que o lucro deve ser observado já considerando os gastos que terá para desenvolvê-la.
Ao estimar o lucro que você terá em sua obra de construção civil, fica mais fácil controlar as demais operações que envolvam questões financeiras.
Controle o fluxo de caixa de sua construção civil
Como destacamos, tendo ciência de quanto será o seu lucro com determinada obra que você está desenvolvendo ou prestes a desenvolver, fica mais fácil adequar as atividades financeiras ao lucro estimado. Por exemplo, o fluxo de caixa de sua construção civil pode ser gerido de acordo com tal previsão. Dessa forma, suas despesas e receitas devem ficar sempre alinhadas ao lucro estimado.
Além disso, controlar o fluxo de caixa de sua construção civil garante a você mais informações para tomar decisões estratégicas e alinhadas ao alcance de seu principal objetivo, que é garantir uma obra de qualidade, mas sem abrir mão de sua margem de lucro.
Desenvolva um orçamento completo e detalhado
Alguns gestores de obras acreditam que a tarefa de definir um orçamento de projeto é simplesmente cotar o preço de cada item e, em seguida, incluir uma margem de lucro no valor final. No entanto, é preciso pensar esse contexto de forma contrária.
O que primeiro precisa ser definido é o lucro que se busca obter com a execução de determinada obra. Após isso ser feito, pode-se desenvolver um orçamento completo e detalhado, mas que esteja dentro do lucro que se busca alcançar.
Porém, é importante dizer que o orçamento de sua obra deve contemplar todos os custos diretos e indiretos, como custos com materiais de construção, mão de obra, impostos, estudos de viabilidade técnica etc. Tudo, portanto, que busca viabilizar a execução do empreendimento.
Uma maneira simples e eficiente de fazer um orçamento de uma obra é contando com sistema apropriado, que ofereça recursos capazes de fazer com que você desenvolva essa tarefa com agilidade. Sem dúvida alguma, um sistema de gestão e orçamento de obras pode oferecer diversas vantagens para um empreendedor, como:
- Aumento da produtividade em relação ao desenvolvimento do orçamento;
- Agilidade na feitura do orçamento;
- Possibilidade de se fazer um orçamento completo, detalhado, levando-se em consideração os riscos que podem afetar ou retardar o desenvolvimento da obra.
Contar com um sistema de gestão e orçamento de obras pode fazer você conseguir garantir o lucro que almeja em sua construção civil.
Você sabia que contamos com um sistema de gestão e orçamento de obras que conta com vários recursos capazes de garantir que desenvolva essas tarefas com eficiência? Acesse nosso site e saiba mais!