Conheça os benefícios que o uso da tabela SICRO pode trazer para as obras

Criar uma tabela de preços que seja competitiva e que agregue valor a um negócio não é tarefa muito fácil. Para isso, se faz muito necessário reunir dados externos para que o valor seja justo.

No ramo da Construção Civil existem muitos instrumentos que ajudam nesta união de informações. Eles permitem que a feitura de um orçamento justo atraia os clientes. Entre estas ferramentas está a tabela SICRO.

Dentro do setor de Construção Civil a tabela SICRO é um dos principais instrumentos usados para elaborar orçamentos. Uma de suas vantagens mais relevantes é que este documento ainda ajuda a orçar uma obra pública de forma justa.

Leia este artigo até o final e descubra as vantagens e outras informações sobre a tabela SICRO.

Tabela Sicro

O que é a tabela SICRO

A tabela SICRO é um instrumento elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que é atualizado constantemente. Seu objetivo principal é deliberar uma definição de custos que seja padrão. Dessa forma, tanto os contratantes de uma obra quanto os contratados podem fazer uso dos valores referenciais para elaborar os orçamentos de seus projetos, assim como licitações de obras públicas.

Importância e benefícios da tabela SICRO

A tabela SICRO é um instrumento que serve de referência em orçamentos de obras. E esse é o seu principal objetivo. Através dela que os contratantes e os orçamentistas podem observar a média dos preços que o mercado de Construção Civil está praticando. Assim, podem avaliar de forma consciente quais as melhores propostas de orçamento que receberem.

Um outro benefício da tabela SICRO é que ela é uma alternativa importante para as empresas do ramo de Engenharia Civil conseguirem se manter em competitividade no mercado. Assim, elas podem apreciar oportunidades para diferenciar os valores dos insumos e de serviços com o valor agregado ao trabalho prestado pela empresa.

A tabela SICRO é importante, pois serve como objeto determinante para tornar todo o setor de Construção Civil mais transparente. Isto é relevante para dar lugar a uma concorrência muito mais leal entre as empresas, sejam elas de que portes forem.

Referenciais da tabela SICRO

O DNIT usa como referência o Sistema de Custos Rodoviários (SICRO) como base de preços e de valores dos insumos. A partir daí é feita toda a base referencial para a elaboração dos orçamentos para obras sob licitação.

No entanto, é importante afirmar que a tabela SICRO não é apenas uma tabela de preços. É um levantamento bastante eficiente do setor de Construção Civil, que tem uma série de variáveis que ajudam na elaboração dos preços. Essas variáveis são:

  • Variações regional e temporal dos valores;
  • Disponibilidade dos insumos;
  • Distância dos centros de produção;
  • Fatores econômicos diversos.

O DNIT faz pesquisas nas capitais para saber qual o valor de cada matéria-prima para a realização de uma obra e observa também estas variáveis.

Gostou do artigo? As informações foram relevantes? Você encontrará muitos outros textos sobre construção civil em nosso site. Faça uma visita e saiba mais.