O que podemos esperar do mercado da construção civil para 2020

A economia brasileira não anda muito boa nos últimos anos, o que tem desanimado investidores de todos os setores. Mas quando vamos analisar o mercado, precisamos analisar as especificidades de cada área.

Hoje, vamos voltar o nosso olhar para a construção civil e falar um pouco sobre os últimos resultados e as expectativas para o setor em 2020.

Parece que o mercado está voltando a se aquecer

A boa notícia é que o mercado de construção civil finalmente voltou a crescer, segundo os dados do último levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) , feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números, que avaliam o segundo trimestre de 2019, mostram crescimento de 2% no setor, em relação ao mesmo período no ano passado. Pode parecer pouco, mas após 20 quedas consecutivas, qualquer resultado positivo já anima o mercado.

Mesmo que tímido, esse crescimento já tem dado o que falar. Isso, porque pode significar que o mercado volte a se aquecer e é justamente essa a expectativa dos especialistas investidores para 2020.

Contratações na área já aumentaram

Uma das áreas mais impactadas com as projeções positivas para o mercado da construção civil é a de recursos humanos. Por isso, quem está procurando emprego na área, pode se animar.

As contratações no setor lideram a lista dos empregos formais gerados no país em julho,  segundo último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram mais de 18 mil pessoas empregadas na área.

Outro levantamento feito pela empresa Michael Page diz que a procura por alguns profissionais da área, especialmente os mais qualificados, aumentou 300% em 2019, em relação a 2018. Com a alta demanda, os salários para quem é especializado também estão maiores.

A maior parte das vagas se concentra na região Sudeste, especialmente em São Paulo, onde também há mais incorporadoras. Mas o que se espera é que logo o crescimento chegue a todo o país.

Segundo os especialistas que realizaram essa última pesquisa, o crescimento pode estar relacionado a um cenário econômico mais favorável em todo o país. Além disso, houve um aquecimento no mercado de construção civil americano, o que fez com que os investidores se animassem e olhassem também para outros países, como o Brasil.

Mercado imobiliário também cresce

Como são áreas diretamente relacionadas, se a construção civil cresce, o mercado imobiliário também se agita. Uma coisa leva a outra.

De acordo com a Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a quantidade de recursos destinados à construção e financiamento de imóveis também cresceu mais de 30% no primeiro semestre deste ano. Ao que tudo indica, também haverá crescimento no balanço do segundo semestre.

Em relação ao ano passado, estão sendo lançados mais empreendimentos e há mais imóveis sendo vendidos esse ano. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) prevê que 2019 termine com um balanço de pelo menos 10% a mais nas vendas.

Ao que tudo indica, quem trabalha na área já pode começar a respirar aliviado. Mas a dica dos especialistas é ir com calma. Quando o assunto é mercado, nunca se tem certeza absoluta e, especialmente em momentos de crise, é sempre prudente viver um dia de cada vez.

Quer ver mais conteúdos como este? Acesse o nosso site.