Você conhece as normas da ABNT para Construção Civil?

Quando pensamos em obras, pensamos que a escolha dos materiais e os profissionais envolvidos são fatores-chave para o sucesso do projeto. Mas o que realmente faz a diferença é investir no conhecimento e prática das normas da ABNT na construção civil.

Essas diretrizes são fundamentais para um bom desempenho de processos e atividades presentes nas obras. Isso quer dizer não só o conhecimento pode representar um ótimo resultado no seu projeto, mas sim a sua execução. Saiba mais sobre as normas da ABNT para Construção Civil a seguir.

O que são as normas da ABNT para Construção Civil?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma organização que estabelece padrões que devem ser seguidos por diversos segmentos. O objetivo dessas regras é organizar e nortear as avaliações de diversas formas. No caso da construção civil, a ABNT é feita desde 2013 e toda as construções devem seguir a Norma de Desempenho de Edificações.

As regras da ABNT garantem uma melhor qualidade nas construções, uma vez que as exigências presentes nessa organização traz segurança e ainda conformidade em qualquer obra. No total, são 881 normas voltadas para a construção civil. Isso quer dizer que há uma grande abrangência, que garante maior qualidade e satisfação dos consumidores. Mas não são apenas esses motivos que tornam a ABNT tão importante na construção civil. Saiba mais agora.

Qual a importância da ABNT na Construção civil?

A ABNT é importante pois consegue definir e universalizar os critérios de avaliação de projetos. No que se relaciona à construção civil, significa que as obras não serão realizadas de qualquer forma. Isso minimiza as chances de ter construções com estruturas frágeis e perigosas.

Mas você deve estar se perguntando se essas normas são realmente seguidas à risca. O que deve-se ter em mente é que além do conhecimento e execução das normas, uma fiscalização é necessária. Essa análise é realizada pela prefeitura, que faz a vistoria de obras em andamento. Já os bombeiros fazem essa vistoria em locais em funcionamento.

Mas quando falamos em normas da ABNT para construção civil, você deve ter mente que há diversos pontos importantes de serem compreendidos. E ainda que a indústria da construção brasileira esteja sempre atualizando seus parâmetros de qualidade, é importante estar familiarizado com isso. Veja abaixo as principais normas de ABNT da construção civil.

As principais normas da ABNT para construção civil

Antes de tudo, a Norma de Desempenho de Edificações é dividida em seis partes:

  • Requisitos gerais da obra
  • Sistema estrutural
  • Sistema de pisos
  • Sistema de Cobertura
  • Sistema de Vedação
  • Sistema hidrossanitário

Para cada um desses critérios citados anteriormente, a Norma estabelece algumas regras objetivas de qualidade e quais os procedimentos necessários. Existem alguns itens em destaque que devem ser ressaltados. Veja quais são:

  • Segurança contra incêndios: Um dos principais cuidados que devem ser realizados nas instalações de gás e na rede de eletricidade. O construtor deve ficar muito atento aos processos no desenvolvimento dessas partes e ainda aos materiais utilizados nos acabamentos e revestimentos. Isso ajuda a evitar que, caso tenha algum acidente, o fogo se alastre de forma rápida. Sem falar que os materiais não devem bloquear visualmente, pois isso prejudica a fuga das pessoas em caso de incêndio.

  • Tubulações: Todas as tubulações devem apresentar resistência, para que as mesmas não rachem com o passar do tempo. Isso sem falar que essas tubulações devem aguentar a pressão da água , sem que haja vazamentos. E caso não estejam escondidas, as tubulações devem suportar até cinco vezes o seu próprio peso. Isso faz com que não haja um rompimento com facilidade e minimiza a possibilidade de gerar grandes prejuízos.
  • Resistência: Um detalhe essencial tem a ver com a resistência. Os telhados e as lajes devem ser construídos de forma que não sejam afetados por ventos ou tempestades. Devem ainda suportar o peso dos trabalhadores durante a fase de construção.
  • Durabilidade: O projeto deve estabelecer a durabilidade da construção, indicando sempre os prazos que as peças presentes na obra devem ser substituídas. Além disso, as manutenções que deverão ser realizadas também devem estar presentes.
  • Paredes: A resistência das paredes é outro ponto fundamental das regras da ABNT para construção civil. As paredes devem ser fortes e resistentes o suficiente para não se prejudicarem com pequenos impactos. Há ainda a preocupação para que as mesmas não apresentem rachaduras em pouco tempo.

As vedações das paredes devem garantir uma redução específica da temperatura verificada no exterior do edifício. As mesmas também devem oferecer proteção acústica, ou seja, abafar sons externos dentro de uma medida já estabelecida.

A norma da ABNT oferece meios de aumentar a qualidade da sua construção. Uma série de situações de risco para o imóvel são previstas, assim como as medidas e instruções para analisar se os sistemas estão seguros. Este documento de nível técnico alto deve sempre orientar fabricantes de materiais, projetistas e construtores.

Como os profissionais devem observar as normas da ABNT para construção civil?

Além de estar presente no mercado de trabalho, as normas da ABNT para construção civil ser sempre expostas para os profissionais da área. Isso significa que quanto mais cedo essas pessoas souberem todos os pontos dessa norma, melhor será o seu desempenho em seu trabalho.

As normas da ABNT surgem como uma forma de aumentar a segurança jurídica e a qualidade dos projetos a serem entregues. Isso traz tranquilidade para os consumidores e satisfação para os profissionais que executam a obra.

A Norma de Desempenho de Edificações sempre sofre alguma alteração ou atualização em suas regras. Então saiba que o conhecimento dos requisitos deve ser constante. Não é porque você tem conhecimento de um assunto antes que ele permanecerá igual.

Como ressaltamos antes, invista desde cedo nesse conhecimento. Por se tratar de uma linguagem muito técnica, sua dedicação vai ser essencial para a compreensão e execução dessas normas. E lembre-se sempre que fiscalizações devem ser feitas para assegurar a qualidade do serviço.

Mais do que uma forma de garantir segurança para os consumidores, isso agrega valor ao seu projeto. Afinal de contas, mais do que uma obra linda, a mesma deve ser de qualidade por muito tempo.