São inúmeros fatores que devem ser levados em conta durante a execução de uma obra. Desde o planejamento até a conclusão, atentar-se aos mínimos detalhes pode fazer toda a diferença. E aprender a evitar o desperdício na construção civil deve ser prioritário, diminuindo gastos excessivos com materiais, atraso no cronograma e vários outros contratempos.
Isso porque, conforme apontam os especialistas do setor, o gasto com a reposição de materiais encarece a obra em cerca de 8%. Felizmente é possível acabar com esse problema e, para isso, trazemos abaixo os 7 passos para evitar o desperdício na construção civil e, assim, fazer com que o empreendimento seja mais barato e eficaz – do planejamento a conclusão.
1. Sistemas de controle de estoque
O primeiro passo é ter todos os materiais listados e centralizados em apenas um local. Esqueça planilhas que precisam de uma atualização manual e aposte em sistemas de gestão, com módulos que disponham do controle de estoque e de insumos. Isso permite que seja possível saber, dia após dia, quais materiais foram perdidos e/ou extraviados.
Além de contribuir para diminuir o desperdício na construção civil, softwares e sistemas do gênero também ajudam a traçar um panorama sobre a utilização de materiais até o momento – que pode sinalizar para excedentes ou a necessidade de adquirir mais insumos para a obra. O importante é ter uma análise corriqueira destes dados.
2. Qualifique a equipe
Grande parte do que é desperdiçado durante a execução de uma obra se dá pela falta de preparo e qualificação da equipe de operários, funcionários e todos envolvidos no processo de construção. Isso vem da falta de reuniões e apresentações prévias sobre o projeto, bem como a falta de fiscalização se a cultura organizacional está sendo contemplada no canteiro de obras.
O treinamento e a contratação de profissionais capacitados são irrisórios se comparados ao valor gasto com insumos que se perdem durante a execução de uma obra. Se necessário, coloque uma pessoa de confiança para gerenciar a equipe no canteiro e sempre faça uma visita para ver se todos estão engajados no que fora repassado anteriormente.
3. Cuidados com o transporte
O acabamento, principalmente de materiais que quebram facilmente como as cerâmicas, são os materiais que mais ‘sofrem’ quando não há a devida atenção ao transporte dos insumos da obra. Por isso é preciso ter o máximo de cuidado para não perder nada – seja qual for o material, como itens de alvenaria, o foco deve ser o mesmo.
Criar uma logística eficiente e a contratação de empresas que realizem o transporte com cuidado, principalmente se precisar vir de cidades ou estados diferentes, deve ser prioritário. Em alguns casos é possível avaliar se a própria empresa de construção civil poderá fazer o transporte, evitando esses contratempos.
4. Armazenagem correta
Exposição ao sol, à chuva, a umidade, deixar os materiais descobertos, produtos corrosivos próximos aos insumos. Esses são alguns dos grandes problemas que negligenciar a armazenagem correta dos itens da construção civil traz para a obra – em alguns casos, sendo o principal responsável pelo desperdício no canteiro.
É preciso dispor de um galpão ou local correto para fazer o armazenamento, organizar os materiais para que não exerçam um sobrepeso quando empilhados e evitar que ações do tempo causem deterioração ou inutilização de qualquer insumo. Para reduzir os problemas de espaço, a rodagem de produtos armazenados deve ser analisada pelo responsável da obra.
5. Recicle materiais
É fato: mesmo adotando uma série de medidas, ainda é possível ter alguns desperdícios nas obras. E isso é normal, desde que esse problema não seja corriqueiro. Mas, até nesse caso, há solução: a reciclagem de materiais. Cada item terá uma finalidade diferente, seja para essa ou outras obras.
Quando há a reciclagem de materiais, três pontos ajudam a economizar com os insumos: a reutilização no próprio canteiro, principalmente de elementos que ainda tem finalidade; a venda do excedente desperdiçado para quem sabe como reutilizar; ou a separação dos resíduos a serem empenhados em outras obras da mesma empresa de construção civil.
6. Atente-se a compra de materiais
Esse passo, apesar de ser menos comum que os demais, também impacta e deve ter a devida atenção dos profissionais da construção civil. Ao comprar os insumos para a obra é preciso analisar se a quantidade é mesmo necessária, se o pedido foi atendido de acordo com o número solicitado e o valor deverá ser aquele negociado no momento do orçamento.
Nesse sentido, é possível contar com sistemas que orçam a sua obra de forma mais barata – evitando o desperdício de dinheiro devido ao pouco tempo para procurar materiais com o melhor preço. Também, fique atento a notas duplicadas e ao prazo de entrega, que fazem toda a diferença e podem gerar desperdício se não analisadas corretamente.
7. Planejamento eficaz
Por fim, o mais importante: um planejamento eficaz. É ele quem ditará todos os procedimentos acima descritos, sendo o principal aliado contra o desperdício de materiais e insumos na construção civil. Antes mesmo de chegar ao canteiro é preciso ter tudo organizado – seguindo o cronograma.
Planejar-se, dessa forma, é orçar de maneira contundente, comprar os produtos para a obra, treinar a equipe da melhor maneira possível, integrar um sistema de gestão no canteiro, controlar a maneira como os produtos chegam, são armazenados e como está a situação do estoque.
Além de evitar o desperdício na construção civil, o planejamento também pode contribuir para utilizar menos materiais, que podem ser revendidos ou reaproveitados em outras obras. E isso é uma grande vantagem se pensarmos que o empreendimento pode sair por um preço menor do que o cotado no início, não é mesmo?
Evite o desperdício
O desperdício em obras não só traz problemas financeiros e de cronograma, como em muitos casos pode causar danos ambientais como o descarte incorreto de materiais ou a utilização de matérias-primas que poderiam ser recicladas. Assim, evitar esse contratempo presente em grande parte da construção civil só tem a trazer benefícios – para o gerente da obra, funcionários, empresas do setor, cliente e para o próprio planeta.