Confira as inovações tecnológicas que são tendências na construção civil

A tecnologia na construção civil está sempre se reinventando, aperfeiçoando seus materiais e conquistando os empreendedores acerca de suas características e diversas aplicações, como as soluções ERP, por exemplo.
Muitas destas inovações tecnológicas inclusive já estão sendo utilizadas, podendo fazer toda a diferença nos seus projetos.
Quer avaliar de forma assertiva as melhores opções para o seu projeto? Então continue fazendo a leitura deste post e confira as principais inovações tecnológicas que são tendências na construção civil em 2018!
 

Sustentabilidade e construção civil, lado a lado

Nos últimos anos o termo “sustentabilidade” ganhou força e espaço nas mais variadas camadas produtivas, e com isso, a construção civil não poderia ficar de fora. Sendo assim, hoje existe uma série de opções de materiais para obras menos poluentes e, consequentemente, menos prejudiciais ao meio ambiente. Neste contexto, podemos citar materiais como o tijolo ecológico e o concreto sustentável.

O tijolo ecológico possui resistência de 37% a mais que o modelo convencional. O material é produzido com terra, cimento e água. A sua grande vantagem está na rápida secagem, comparado ao tijolo tradicional, além de possuir um isolamento térmico adequado, o que faz dele uma boa opção para desenvolver seus futuros projetos.

O concreto sustentável por sua vez é confeccionado a partir da reciclagem de outros itens como o vidro, madeira e outros materiais de demolição. Portanto, o lançamento de poluentes é diminuído, assim como a produção de lixo, transformando-se na estrutura sólida de uma boa fração das obras.

A energia solar também se faz presente nas tendências da construção civil

Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a energia solar – cuja absorção ocorre através da utilização de painéis fotovoltaicos – também vem conquistado seu espaço na inovação tecnológica da construção civil.

Dentre os principais itens podemos destacar a telha solar, que conta com células fotovoltaicas implantadas em sua estrutura. Desta forma, a construção é executada normalmente, assegurando acolhimento aos seus clientes e a reprodução de energia elétrica.

Outro recurso que faz uso de energia solar são as estradas de painéis solares. Apesar de ser menos aplicável em construções, esta inovação tecnológica renovável visa a coleta de energia solar, tendo como aproveitamento básico a estrutura do setor de transportes. Para tal, pavimentos sextavados hexagonais podem oferecer numerosas vantagens às estradas, como a geração de luminosidade do próprio assoalho.

Já para produzir energia de qualidade, as companhias têm investido em outras modalidades tecnológicas na construção civil, como os têxteis geradores de energia. Este recurso é aplicado às peças têxteis, como um tecido capaz de realizar a coleta de energia solar.
Desta forma, é possível produzir energia por conta da fricção potencial de determinados materiais utilizados na construção e que também atuam como geradores. Ou seja, trata-se de uma opção prática e eficiente de adicionar em seu cotidiano de produção, auxiliando a diminuir as despesas e a aperfeiçoar toda a organização do seu canteiro de construções.

Para finalizar as inovações tecnológicas que contribuem para a redução da dependência de energia elétrica, trazemos a tinta capaz de absorver energia solar. É isso mesmo!
Este tipo de tinta pode ser de grande ajuda para reduzir os custos das obras e oferecer inovações distintas aos seus projetos. O material tem sido coordenado pela Universidade de Alberta, no Canadá.
O conceito é bastante simplório: Criar uma tinta que também opere como painel solar. Agora pense: Quais as possibilidades e o quanto seria poupado em tempo de produção e no gasto de cada edificação com uma inovação dessas na construção civil?

A impressão 3D na construção civil

Uma das principais inovações dos últimos anos é a impressão 3D e finalmente ela vem sendo aplicada na construção civil, com propostas bastante interessantes.
Além de esta tecnologia auxiliar da diminuição do desperdício de recursos nos canteiros, ela também reduz (e muito!) o período de construção e o gasto final de uma obra. Em outras palavras, com a impressão 3D há maior produtividade com uma boa dose de reserva em tempo e investimento – que é o sonho de qualquer empreendedor.

Quais mais inovações tecnológicas são tendência?

Além dos materiais sustentáveis, dos que voltados à energia solar e da impressão 3D, existem mais três recursos que farão toda a diferença nas suas construções. São eles:

  1. Sensores vestíveis: A ciência vestível também tem sido utilizada para compor as vestimentas dos profissionais da construção civil, visando garantir maior segurança a eles durante o trabalho. Podemos citar, por exemplo, os capacetes que contém sensores que alertam sobre qualquer espécie de impacto e relógios de pulso que têm a tecnologia de verificar a temperatura do corpo, evitando desta forma, qualquer sinal de exaustão térmica.
  2. Building Information Modeling (BIM): Aqui no Brasil o BIM também é conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um conjunto de tecnologias que quando usado para a seleção de dados, pode auxiliar na qualidade da administração da obra.
    O ponto mais interessante do BIM é que, assim como os programas de CRM e de ERP, existe a possibilidade de seguir os mais importantes dados e informações dos projetos. Desta forma, ele viabiliza uma coordenação mais eficaz, rápida e disposta para lidar com qualquer espécie de imprevisto.
  3. Concretos transparentes ou que brilham no escuro: A alternativa transparente tem sido utilizada há aproximadamente seis anos, e o concreto translúcido é integrado por fibras ópticas que fazem a liberação da entrada de luz nos espaços. Com esta inovação tecnológica, há uma menor dependência de luzes artificiais, ou seja, há um menor consumo de energia elétrica.O concreto que brilha no escuro por sua vez é uma das mais recentes tecnologias na área da construção civil, onde o seu principal objetivo é a absorção de luz solar durante o dia, para irradiar um brilho apropriado ao anoitecer. Deste modo, também é possível contar com uma diminuição significativa no uso de energia elétrica, uma vez que esta tecnologia faz a conservação de um brilho luminoso por um longo período de tempo – da mesma forma que já acontece com os produtos fluorescentes.

Está vendo o que o futuro nos reserva? E aí, quais destas novas tendências tecnológicas da construção civil você espera que possam surtir efeitos positivos e imediatos em suas obras?