O impacto ambiental causado pela construção civil há tempos é debatido pelas empresas e já é consenso que a criação de projetos mais inteligentes, que gerem menos resíduos, além de fazer bem para o planeta é um grande diferencial competitivo. Por isso, a utilização de produtos mais ecológicos vem se tornando algo comum nos canteiros de obras. Sendo assim, conheça cinco opções de materiais sustentáveis que podem ser utilizados no setor civil.
Concreto reciclado
Diferentemente do concreto tradicional, o reciclado não utiliza diretamente a matéria prima extraída da natureza como areia, pedra, cimento, água etc. Ele é feito da reutilização de resíduos produzidos pela própria obra como pedaços de telhas, tijolos e outros materiais que seriam descartados, além do próprio concreto convencional que, por meio da utilização de equipamentos especiais, também pode ser reciclado, mesmo estando endurecido.
Tijolo ecológico
Assim como o concreto reciclado, esse tijolo também pode ser fabricado usando resíduos da própria obra, porém, o que o torna realmente sustentável é o seu processo de fabricação que, diferentemente dos tijolos convencionais que precisam ser aquecidos em fornalhas nas olarias gerando gases poluentes, o tijolo ecológico é enformado por meio de uma prensa hidráulica.
Ele também é um excelente isolante térmico e acústico, apresenta uma resistência superior se comparados aos tijolos tradicionais, é esteticamente mais bonito que os seus concorrentes e, devido ao seu formato composto por furos e encaixes, diminui sensivelmente o consumo de argamassa na obra.
Bambu
Por ser resistente e bastante flexível, entre as opções de materiais sustentáveis que podem ser utilizados no setor civil, o bambu vem ganhando muito destaque, sendo testado como um possível substituto para o concreto armado. Além disso, ele já é utilizado como matéria-prima para fabricação de pisos e portas.
Tintas ecológicas
Esse é outro produto que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e construção civil. Derivadas de matérias-primas 100% naturais, como óleos, corantes e outros pigmentos minerais, essa nova categoria de tinta é produzida sem os chamados COVs, compostos orgânicos voláteis, que fazem mal para nossa saúde e afetam a camada de ozônio.
Além disso, as tintas ecológicas também são fabricadas sem o uso de derivados do petróleo e outros componentes sintéticos, sendo produzidas por meio de fontes como o limão, o fosfogesso e até da proteína do leite.
Energia solar
Sem dúvida a energia sustentável mais abundante, utilizando painéis solares, o sol pode servir dentro dos projetos não só como uma fonte de calor e eletricidade, mas também como uma fonte de luz natural por meio do posicionamento de portas e janelas, de modo a aproveitar melhor a luminosidade ao longo do dia.
Por fim, a utilização de todos esses materiais apresenta um bom exemplo de como empregar técnicas voltadas para a diminuição de poluentes, e não só ajuda a proteger o nosso planeta como também é um ótimo negócio para as empresas. Portanto, se você deseja saber mais sobre esses e outros materiais sustentáveis que podem ser utilizados no setor civil, visite nosso site e tire suas dúvidas.