O que são Composições Unitárias na Construção Civil?

As composições unitárias são elementos fundamentais para a elaboração de um orçamento de obra na construção civil. Elas representam serviços completos compostos por insumos e outras composições, formando um conjunto de itens necessários para a execução de um determinado serviço, com seus respectivos coeficientes de utilização e, o custo unitário de cada serviço.

É importante destacar que muitas pessoas, inclusive profissionais iniciantes na área, podem confundir a definição de composição, insumos. Deste modo é preciso saber que uma composição unitária pode ser composta por insumos e outras composições, que chamamos de composições auxiliares. Sendo que estas composições auxiliares sempre se resumirão em insumos.

Por exemplo, a composição “Porcelanato 60×60” inclui todos os insumos e serviços necessários para realizar essa tarefa, como areia, porcelanato, servente, pedreiro, entre outros. Essas composições podem ser encontradas em diferentes bancos de dados, como o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), a Base DER(ES), SETOP/SEINFRA(MG) e até mesmo em bases próprias criadas e mantidas por você profissional.

Outra exemplificação: uma composição de “Barracão para escritório de obras” onde sua unidade de medida é por m², ela irá especificar todos os itens, entre composições e insumos que serão necessários para realizar 1m², entre eles, materiais, mão de obra, equipamentos. Sendo que a construção do barracão para escritório de obras, terá 1 fechadura, porém, a composição não especificará a fechadura em quantidade 1, e sim, o correspondente a 1m², que é a unidade de medida desta composição. Pois não teremos 1 fechadura para cada m².

Existem unidades de medidas diferentes em composições de mesmo serviço. Por exemplo: o Pedreiro, ele pode ser por mês ou por hora. Ou outras composições que podem ser por: Unidade, m², m³ entre outras.

Como utilizar composições e insumos no seu orçamento?

Ao criar um orçamento, é possível incluir insumos e composições, como as disponíveis nos bancos Sicro, Sinapi, Orse, entre outros. Além disso, é possível fazer ajustes de BDI, descontos e/ou acréscimos, bem como ajustes nas composições. É importante escolher o período de preços desejado, o estado e definir se os preços serão desonerados ou não. Ao finalizar o orçamento, é possível gerar relatórios em planilhas, que incluem todos os insumos das composições utilizadas. Essas composições unitárias são essenciais para uma análise detalhada e precisa dos custos envolvidos em uma obra, facilitando o planejamento e a tomada de decisões.

Possibilidades de composições disponíveis no nosso sistema:

  1. No sistema I9 Orçamentos estão disponíveis as composições das mais importantes bases de preços, SINAPI. SICRO, ORSE, SETOP entre outras.

  2. Base Própria: É a sua base de composições, onde você cria e mantém os preços de cada uma das composições.

No sistema i9orçamentos, é possível visualizar cada um dos insumos de uma composição dos bancos oficiais (ex: SINAPI, SICRO, ORSE, DER etc.) e gerar uma planilha Excel. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o menu de pesquisa (composições);

  2. Pesquise e clique no botão (canto direito, quatro flechas) ver todos os insumos da composição. Assim, você poderá ver a lista completa de insumos

  3. Caso queira gerar uma planilha Excel com esses insumos, pressione o botão “Arquivo Decomposto em Insumos” no final da lista. (que como mencionei anteriormente, uma composição se resume a insumos). Conforme a imagem abaixo:

No sistema i9orçamentos uma composição pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada projeto, permitindo a criação de insumos e composições sob medida.

Ao utilizar as composições unitárias, é possível ter um orçamento mais preciso e justo em relação aos gastos da obra. Cada serviço possui suas composições unitárias, que devem ser conhecidas para garantir um orçamento realista. Por exemplo, se os projetistas determinaram a necessidade de 10m³ de concreto para as cintas da fundação, é importante relacionar esse serviço no orçamento, discriminando todos os materiais necessários para construir 1m³ de concreto e multiplicando pelo volume necessário

CONCLUSÃO

Em resumo, as composições unitárias são essenciais para a elaboração de um orçamento de obra na construção civil. Elas representam serviços completos compostos por insumos e outras composições, permitindo uma estimativa precisa dos custos envolvidos. Ao utilizar essas composições, é possível garantir um orçamento real e justo, evitando surpresas durante a execução do projeto.

Ficou com alguma dúvida? Acesse nosso site ou entre em contato pelo nosso WhatsApp.

Usando as composições unitárias no Orçamento

A plataforma i9 de Orçamentos de Obra permite elaborar orçamentos com tabela de preços sempre atualizadas (SINAPI, SICRO (Dnit), ORSE, SEINFRA, SIURB, entre outras).

Related Posts